Portugal monopolizou o esporte nos últimos anos. Eles conquistaram a Copa do Mundo de Futsal da FIFA™ em 2021, venceram as duas últimas edições do UEFA Futsal EUROs e superaram a Espanha na primeira finalissima. Eles estavam em uma sequência de oito vitórias consecutivas, durante as quais marcaram 38 gols e sofreram apenas cinco. Então eles enfrentaram a Ucrânia no domingo.
O time de Oleksandr Kosenko enviou ondas de choque pelo jogo com uma vitória de 6 a 3 sobre as superestrelas de Jorge Braz no domingo. O goleiro Kyrylo Tsypun acredita que eles podem usar seu ímpeto para desafiar o Uzbequistão 2024.
FIFA: Como foi sua sensação de estrear na Copa do Mundo contra a Costa Rica em 2012?
Kyrylo Tsypun: Para mim foi um jogo especial. Eu era jovem, foi minha estreia. A Copa do Mundo, seja no futsal ou em outro jogo, é o nível mais alto. Todo mundo quer jogar na Copa do Mundo, ganhar algo nela. A Copa do Mundo de 2012 foi uma ótima experiência, e espero que nos ajude para esta Copa do Mundo.
Portugal dominou o futsal nos últimos anos. Quão bom foi vencê-los por 6-3?
Portugal é uma grande equipe, muito forte, muito difícil de vencer. É um prazer jogar contra Portugal, e um grande prazer vencê-los. Não vamos deixar esse resultado subir à cabeça. Sim, vencemos, mas acho que havia muitas coisas que poderíamos melhorar. Precisamos trabalhar ainda mais. Queremos vencer todos os jogos, seja um amistoso ou na Copa do Mundo. Acho que vencer Portugal nos deu mais confiança e poder. Mostrou que podemos vencer os melhores times na Copa do Mundo.
Primeiro para a Ucrânia é a Argentina. O que você acha desse time argentino?
Um time muito bom, um dos favoritos para ganhar a Copa do Mundo. Eles estiveram nas duas últimas finais. Mas se podemos vencer Portugal, podemos vencer qualquer time. Ucrânia contra Argentina será decidida por pequenos detalhes. Estamos nos preparando para este jogo e precisamos entrar em campo e mostrar o que podemos fazer.
Como você avalia Nico Sarmiento?
O que você pode dizer sobre ele? Ele foi o melhor goleiro da última Copa do Mundo. Nas duas últimas Copas do Mundo ele foi como um muro argentino, mas acho que temos jogadores com habilidade para derrubar esse muro.
Quais jogadores você acha que eles são?
Temos jogadores realmente bons. Talvez nem todos os nossos jogadores tenham experiência de jogar na Copa do Mundo ou em outros grandes torneios, mas todos os nossos 12 jogadores [de campo] podem vencer um jogo. No geral, porém, acho que nossa força é como jogamos coletivamente como um time. Nosso estilo é construído no trabalho em equipe. Acho que nosso modelo permite que cada jogador se destaque.
Você conseguiu ver boa parte de Angola e do Afeganistão?
Eu assisti a alguns destaques. Cada time que se classificou para esta Copa do Mundo venceu muitos jogos para chegar aqui. Cada time estará bem preparado, forte. Jogos fáceis não existem na Copa do Mundo.
A Ucrânia chegou às semifinais na última EURO, venceu o torneio recente em Viseu. Qual é seu objetivo no Uzbequistão 2024?
Eu gosto e não gosto da pergunta. Quero dizer que nossa meta é vencer tudo. Nossa primeira meta é terminar em primeiro no nosso grupo. Então, daremos a nós mesmos outra meta, depois outra, depois outra. Faremos isso passo a passo.
Terminar em primeiro no Grupo C, em vez de simplesmente avançar, é crucial?
Sim. Acho que é muito importante por dois motivos. Se você ganhar seu grupo, você joga contra um segundo colocado ou um dos melhores terceiros colocados. Mas o benefício mais importante para mim é o psicológico. Se você terminar em primeiro, acima da Argentina, você sabe que pode conseguir tudo o que quiser, vencer qualquer time que enfrentar.
Você treinou muito as penalidades?
Quando, não se, chegarmos à fase eliminatória, talvez treinemos pênaltis antes dos nossos jogos. Mas para mim não tem muito valor nisso. Pênaltis em treinos e em jogos são duas coisas completamente diferentes. Em jogos você está mais cansado, mais concentrado, há muitas diferenças. Para mim, disputas de pênaltis são mais psicológicas.
Quem você vê como favorito para o Uzbequistão 2024?
Os times mais fortes são Brasil, Portugal, Argentina, Espanha, mas eles são apenas os favoritos no papel. Em partidas, tudo se resume à abordagem, atitude, pequenos detalhes. Acho que nesta Copa do Mundo, muitos azarões causarão surpresas aos favoritos no papel. Espero e acredito que a Ucrânia será uma delas.
Por fim, quem você classifica como o melhor goleiro do mundo?
Acho que os melhores goleiros são aqueles que trazem estabilidade e são consistentes. Acho que o melhor do mundo é um dos goleiros da Espanha. Não consigo escolher entre Didac Plana e Jesus Herrero. Os dois são ótimos e acho que é um desses caras.