O Cruzeiro enfrenta o Flamengo nesta quarta-feira (6), às 21h (de Brasília), no estádio Independência, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time celeste entrará em campo com a missão de encerrar um incômodo jejum. Há 66 dias, o time celeste não sabe o que é vencer na competição.
A última vitória cruzeirense no Brasileirão aconteceu no dia 1º de setembro, quando bateu o Atlético-GO por 3 a 1, no Mineirão, pela 25ª rodada. De lá para cá foram seis jogos, com três empates (Cuiabá, Vasco e Bahia) e três derrotas (São Paulo, Fluminense e Athletico-PR).
Os três pontos também são importantes para Fernando Diniz. O treinador busca sua primeira vitória pelo Cruzeiro no Brasileirão.
Com a classificação à final da Copa Sul-Americana, ao bater o Lanús-ARG por 1 a 0, no estádio La Fortaleza, em Lanús, na Grande Buenos Aires, no dia 30 de outubro, Fernando Diniz conquistou sua primeira vitória no comando do Cruzeiro. No entanto, o treinador ainda não sabe o que é vencer pelo Brasileirão.
Com Diniz no comando, o Cruzeiro já fez quatro jogos no Brasileirão. Até aqui são duas derrotas e dois empates.
Desempenho no returno
Depois da quarta melhor campanha no turno do Campeonato Brasileiro, quando fez 33 pontos em 19 jogos (57,89% de aproveitamento), o desempenho cruzeirense no returno é o oposto.
O Cruzeiro tem apenas a 16ª campanha na segunda metade do Brasileirão. Em 11 jogos, o time celeste somou apenas 12 pontos (duas vitórias, cinco empates e cinco derrotas), com aproveitamento de 30,56%, números do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O Cruzeiro
Para essa partida, o técnico Fernando Diniz não deve fazer mudanças bruscas na escalação celeste. No entanto, se o treinador quiser, ele pode optar por alguma mudança pontual no time titular.
Diniz usa o calendário para uma gestão inteligente do elenco, tendo em vista que no dia 23 de novembro o Cruzeiro enfrentará o Racing-ARG, na final da Copa Sul-Americana, no estádio General Pablo Rojas, o “La Nueva Olla”, em Assunção, no Paraguai.
Até lá, o time celeste tem mais 16 dias de preparação e três partidas oficiais nesse intervalo. Além do Flamengo, enfrentará o Criciúma, no dia 9 de novembro, e o Corinthians, no dia 20.
O atacante Rafa Silva, expulso aos três segundos de jogo por tentar agredir um adversário na derrota por 3 a 0 para o Athletico-PR, na Ligga Arena, na 31ª rodada do Brasileirão, em 26 de outubro, está suspenso e não poderá entrar em campo.
Absolvido
O zagueiro João Marcelo foi absolvido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e está liberado para enfrentar o Flamengo.
O julgamento de João Marcelo aconteceu nesta terça (5), na sede do STJD. O jogador foi julgado pela expulsão no empate em 0 a 0 com o Cuiabá, na 27ª rodada, na Arena Pantanal, no dia 22 de setembro.
O lance que ocasionou a expulsão de João Marcelo aconteceu aos 36 minutos do segundo tempo, quando o zagueiro derrubou o atacante Clayson, do Cuiabá.
João Marcelo havia sido incurso no artigo 250, I, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, “praticar ato desleal ou hostil”. O jogador poderia pegar suspensão de uma a três partidas, mas foi absolvido por maioria de votos.
Na súmula do árbitro Flávio Rodrigues de Souza, o cartão vermelho foi aplicado ao zagueiro João Marcelo por isso: “após dar um entrada contra um adversário fora da área penal, impedindo uma chance clara de gol”.
O Flamengo
O técnico do Flamengo, Filipe Luís, deve fazer mudanças na equipe de olho na decisão da Copa do Brasil, no próximo domingo (10), às 16h (de Brasília). A bola rola às 21h (de Brasília) no Estádio Independência, em Belo Horizonte.
De olho na final da Copa do Brasil
As escolhas de Filipe Luís serão condicionadas pela final da Copa do Brasil. Após vencer no Maracanã por 3 a 1, o Flamengo visita o Atlético, no domingo (10), na Arena MRV, em Belo Horizonte.
Na manhã desta terça-feira (5), o Flamengo informou que cinco titulares no jogo de ida com o Galo não enfrentarão o Cruzeiro. Preservados, o zagueiro Léo Ortiz, o lateral-direito Wesley, o volante Gerson, o meia Arrascaeta e o atacante Gabigol sequer viajaram para BH.
Apesar de ter sido relacionado, o lateral-esquerdo Alex Sandro é outro que deve ser preservado pela comissão técnica contra o Cruzeiro.
Na manhã dessa terça-feira (5), o Flamengo informou que cinco titulares no jogo de ida com o Atlético não enfrentarão o Cruzeiro. Preservados, o zagueiro Léo Ortiz, o lateral-direito Wesley, o volante Gerson, o meia Arrascaeta e o atacante Gabigol sequer viajaram para BH.
Apesar de ter sido relacionado, o lateral-esquerdo Alex Sandro é outro que deve ser preservado pela comissão técnica contra o Cruzeiro.
Bruno Henrique viaja com o grupo
Alvo de de uma operação da Polícia Federal (PF) por uma suposta expulsão intencional, por suspeita de manipulação de resultados para ganho em apostas esportivas, Bruno Henrique viajou com a delegação rubro-negra para Belo Horizonte e deve ser titular contra o Cruzeiro. O Flamengo, que presta suporte ao atleta, posicionou-se sobre o caso.
CRUZEIRO X FLAMENGO
Cruzeiro: Cássio; William, João Marcelo, Villalba e Marlon; Walace, Matheus Henrique, Lucas Romero e Matheus Pereira (Barreal ou Mateus Vital); Gabriel Veron
(Lautaro Díaz) e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Diniz
Flamengo: Rossi, Varela, David Luiz, Fabrício Bruno, Ayrton Lucas; Allan, Pulgar, Alcaraz; Plata, Bruno Henrique e Matheus Gonçalves. Técnico: Filipe Luís
- Motivo: 32ª rodada do Campeonato Brasileiro
- Data e horário: 6 de novembro de 2024, às 21h (de Brasília)
- Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte
- Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (CBF/SC)
- Assistentes: Alex dos Santos (CBF/SC) e Eduardo Gonçalves da Cruz (CBF/MS)
- VAR: Thiago Duarte Peixoto (CBF/SP)