O Cruzeiro empatou sem gols com o Cuiabá nesse domingo (22), na Arena Pantanal, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, e estacionou na sétima colocação do torneio. O time celeste se sustenta na cola do G6, grupo que garante vaga na Copa Libertadores do ano que vem, pela campanha que fez na primeira metade da competição.
O técnico Fernando Seabra foi demitido pelo Cruzeiro nesta segunda-feira (23).
Diferentemente do que apresentou nos 19 primeiros jogos do Brasileirão, a segunda parte do Cruzeiro no Nacional não é boa.
Olhando apenas pelo prisma do segundo turno, o Cruzeiro tem apenas a 13ª campanha entre os 20 clubes, com nove pontos. Até aqui são duas vitórias, três empates e três derrotas. Isso representa um aproveitamento de 37,50%, segundo apontamento do site “Probabilidades do Futebol”, gerido pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Esse número bem abaixo daquilo que o time produziu nos primeiros 19 jogos do Brasileiro. No primeiro turno, o Cruzeiro anotou a quarta melhor campanha, com dez vitórias, três empates e seis derrotas em 19 jogos, tendo aproveitamento de 57.89%.
Comparativo de desempenhos
Para se ter uma ideia, Grêmio, Internacional, Vitória, Vasco, Atlético-MG e Juventude, todos em posições inferiores na tabela, fazem campanha melhor do que o Cruzeiro no segundo tempo.
O Grêmio (12º colocado) tem 16 pontos no returno do Brasileiro, o Internacional (8º) tem 15 pontos, o Vitória (16º) tem 13 pontos, o Fluminense (18º) tem 13 pontos, o Vasco da Gama (10º) tem 12 pontos, o Atlético-MG (9º) 11 pontos e o Juventude (11º) dez pontos conquistados no segundo turno.
Sequência do Cruzeiro no Brasileiro
Contando apenas o Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro tem mais 11 jogos para finalizar a competição. O time celeste ainda enfrentará o Vasco (BH), Fluminense (Rio de Janeiro), Bahia (BH), Athletico-PR (Curitiba), Flamengo (BH), Criciúma (BH), Corinthians (São Paulo), Grêmio (BH), Bragantino (São Paulo), Palmeiras (BH) e Juventude (Caxias do Sul).