O Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) marca o início da vivência esportiva de jovens atletas de todo o Brasil. Além de desenvolver novos talentos, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) quer formar craques também fora das quadras, com palestras, iniciativas educativas e ações além do esporte. A partir da disputa da Segunda Divisão masculina sub-18, que começa nesta quinta-feira (25/9), no Centro de Desenvolvimento do Voleibol Enel, em Saquarema (RJ), os atletas receberão uma cartilha com dicas para a criação de ambientes seguros. A importância do respeito, da inclusão, da ética e do fair play é destacada no documento, que também traz os contatos do Canal de Denúncias da CBV.
“A excelência esportiva é um dos pilares do trabalho da CBV, mas também queremos que os atletas tenham compromisso com o respeito e a empatia dentro e fora das quadras. O esporte tem força e grande alcance. Nos últimos anos, realizamos campanhas sobre o uso consciente das redes sociais e ações antipreconceito. A criação dessa cartilha de dicas, que será distribuída nas competições de base é mais um passo desse movimento. O objetivo é fortalecer a cultura de um ambiente esportivo seguro e acolhedor”, diz Radamés Lattari, presidente da CBV, citando as campanhas “Você Inspira, o Mundo Muda” e “Com Preconceito Não Tem Jogo”.
Além da distribuição da cartilha, a disputa da Segunda Divisão masculina sub-18 do CBS terá mais uma edição do programa “Mentalidade Vencedora”, que leva craques do esporte para dividir suas experiências com a nova geração. O convidado é Dante, três vezes medalhista olímpico (ouro em Atenas 2004 e prata em Pequim 2008 e Londres 2012).
Na quadra, as equipes de Acre, Amapá, Espírito Santo, Piauí, Rondônia, Sergipe e Tocantins lutam pelo título da competição. Os três primeiros colocados ainda garantem vaga na Primeira Divisão do CBS sub 18 masculino de 2025.