Reportagem de: Fabio Pereira
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) abriu 32 novas vagas para o processo seletivo do Programa Jovem Aprendiz. A iniciativa, que acontece em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), irá oferecer acesso ao curso técnico de Desenvolvimento em Sistemas. Os interessados podem se inscrever até esta quinta-feira (20/06) por meio do link.
Para participar do certame, os interessados devem ter 18 anos completos até o dia 5 de agosto, deste ano – quando inicia o curso e, no máximo, 24 anos na conclusão, que terá duração de dois anos. O limite de idade não se aplica aos portadores de deficiência. Também é necessário ter concluído o Ensino Médio até o final de 2023 e, ainda, ter disponibilidade para cumprir o horário na CPTM e na unidade do Senai “Mariano Ferraz”, na Vila Leopoldina, das 7h30 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
O presidente da CPTM, Pedro Moro, afirma que o processo possui quatro etapas eliminatórias.
“O processo contará com quatro etapas, todas eliminatórias. A primeira é a avaliação de desempenho escolar por análise do histórico ou boletim escolar – que também determinará a classificação dos candidatos -, seguida pela comprovação dos pré-requisitos, avaliação médica e, por último, a entrega de documentos para matrícula”, afirma Moro.
No primeiro ano, os alunos aprendizes recebem uma bolsa de estudos que corresponde a um salário-mínimo (R$ 1.412) e, no segundo, a bolsa passa para um salário-mínimo e meio. O período de formação profissional do jovem aprendiz compreende a fase escolar, na qual o aprendiz receberá qualificação técnico-profissional, e a prática profissional desenvolvida nas dependências da CPTM.