Na tarde deste domingo (20), Corinthians e Flamengo voltam a decidir uma fase de Copa do Brasil. A última ocasião foi em 2022, quando o time rubro-negro venceu o alvinegro na final daquela edição nos pênaltis por 6 a 5, após o placar agregado do tempo normal acabar em 1 a 1, dentro do Maracanã.
O jogo de volta da semifinal será a quinta decisão envolvendo os clubes na Copa do Brasil. O Flamengo tem vantagem no histórico, com três eliminatórias ganhas (1989, 2019 e 2022), enquanto o Corinthians só eliminou o Flamengo em uma ocasião, em 2018.
O rubro-negro carioca se sobressaiu contra os paulistas ao eliminar nas quartas de 1989, nas oitavas de 2019 e ao conquistar o seu último título da competição em 2022. Por outro lado, o Corinthians eliminou o Flamengo apenas em 2018, quando avançou à decisão da Copa do Brasil para enfrentar o Cruzeiro.
Na Neo Química Arena, o Flamengo tem a vantagem do empate, após vencer por 1 a 0 no jogo de ida. Sendo assim, o Timão precisa de uma vitória simples para levar a decisão para os pênaltis ou vencer por mais de dois gols de diferença para avançar à final da competição no tempo normal. A bola rola às 16h (de Brasília).
Decisão começou fora de campo
Antes mesmo da bola rolar para a primeira partida, as equipes travaram um duelo fora de campo por conta da data do jogo de volta – que era previsto para acontecer no dia 17 de outubro. Por conta da Data Fifa, o Flamengo pediu a CBF a alteração para o dia 20 e foi acatado, o que gerou muito incômodo no Corinthians, que entrou com ação no STJD.
O Corinthians argumentou que, conforme o Regulamento Geral de Competições, a ausência de jogadores convocados para datas FIFA não justifica a alteração da data de uma partida. De acordo com as regras, apenas o clube mandante, a federação responsável ou o detentor dos direitos de transmissão têm o poder de solicitar mudanças na data de um jogo.
Por outro lado, o Flamengo bateu na tecla que haveria prejuízo devido à convocação de vários jogadores, que estariam ausentes nas partidas decisivas logo após a Data Fifa.
Após audiência no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, o jogo foi mantido para este domingo.
Ano recheado de polêmicas
Gabigol
Antes mesmo de tomar posse como presidente, Augusto Melo rasgou elogios ao atacante Gabigol, do Flamengo, e disse que o jogador “tem a cara do Corinthians”.
As falas do mandatário chegaram a animar a torcida corintiana sobre uma possível movimentação para contratar o artilheiro. Melo ainda citou detalhes de um acordo entre as partes.
“O Gabigol nos foi oferecido. Chegamos a acertar tudo. Estava praticamente tudo certo. Ficamos um tempo esperando e chega uma hora que ‘pera aí eu vou desistir, não dá’. Era um primeiro projeto para a gente investir tudo de uma certa forma”, explicou.
Logo após as falas do presidente, Júnior Pedroso, agente de Gabigol, desmentiu as informações e disse que “em momento algum o Gabriel foi oferecido ao Corinthians ou a qualquer outro clube”, em entrevista ao Metrópoles.
Meses depois, Gabigol foi flagrado com a camisa do Corinthians em um churrasco. Após isso, foi punido pelo Flamengo, perdeu a camisa 10 e virou o 99.
Matheuzinho
Em janeiro, Corinthians e Flamengo protagonizaram um grande imbróglio durante a negociação por Matheuzinho. Em meio ao avanço na possibilidade de empréstimo, o lateral-direito chegou a se apresentar ao Timão e participar de treinamentos, mas a negociação estagnou com novas condições impostas pelo clube paulista.
Após grande confusão, Augusto Melo revelou que o empréstimo foi finalizado depois de um “contrato que não foi o que a gente acordou” e por isso decidiu voltar atrás. Dias depois, o Corinthians finalizou a contratação de Matheuzinho de forma definitiva, por 4 milhões de euros.
Hugo Souza
A última das polêmicas é em relação ao goleiro Hugo Souza. Os dois clubes acertaram empréstimo do jogador até o final da atual temporada.
No dia 10 de outubro, o Corinthians anunciou que exerceu a opção de compra por Hugo Souza, pelo preço de 800 mil euros (cerca de R$ 4 milhões).
“O Sport Club Corinthians Paulista informa que formalizou a opção de compra dos direitos econômicos do goleiro Hugo Souza junto ao Clube de Regatas do Flamengo, de acordo com o estabelecido no contrato de empréstimo firmado entre os clubes em julho deste ano”, escreveu o Corinthians em nota oficial.
Por outro lado, o Flamengo, desarmado pelas condições estabelecidas em julho, cobra uma garantia ou o pagamento à vista do valor para liberar a transferência. Até o momento, o clube carioca já recusou duas propostas realizadas pelo Corinthians. Pelo lado da diretoria alvinegra, há insatisfação com a postura da diretoria flamenguista nas negociações.
Sem ter Hugo Souza de forma definitiva, o Corinthians vai pagar para contar com o goleiro na semifinal da Copa do Brasil. O valor é de R$ 500 mil, como foi pago em outras duas oportunidades nesta temporada.