A Liga Paulista definiu, na última terça-feira (2), em Congresso Técnico realizado através de videoconferência, os participantes e o sistema de disputa da edição 2024 da Liga Paulista (LPF).
A competição que fecha o calendário da entidade terá 14 equipes na briga pelo título, que atualmente pertence ao São José, que em 2024 não vai participar do torneio.
Outras ausências serão o Pulo Futsal, de Campinas, Monte Azul, Tanabi e Wimpro Guarulhos, que jogaram a LPF no ano passado. O Guapiaçu Futsal, que disputou a Copa da LPF no primeiro semestre, também ficou de fora.
As novidades ficam por conta de um possível retorno do São Paulo FC, que deve confirmar a participação até o fim da primeira quinzena deste mês, além de Jahu Futsal, do time de Luis Antonio, Inter Mogi, de Mogi das Cruzes, ausente das últimas três edições, e Viradouro.
Sistema de disputa
De acordo com o regulamento, os clubes vão se enfrentar em turno turno único. Os quatro primeiros avançam diretamente às quartas de final, enquanto os times que encerrarem a primeira fase do quinto ao oitavo lugar classificam-se para as oitavas.
Na fase de playoffs, as partidas serão disputadas em jogos de ida e volta, incluindo a grande final. Vale lembrar que, a partir das eliminatórias, as equipes de melhor campanha, além do mando de quadra na segunda partida, jogam pelo empate no tempo normal e na prorrogação.
Na decisão do título, o dono do melhor desempenho no geral decide o troféu em casa, com possibilidade de pênaltis, em caso de empates no tempo regulamentar e no extra.
Data de início
A LPF tem previsão de início entre os dias 21 e 22 de julho. Entretanto, ficou acordado entre os participantes que alguns jogos poderão ser antecipados, uma semana antes da data prevista, por conta dos Jogos Regionais, cuja primeira fase vai até o mês de outubro.
Participantes
Barão de Mauá (Ribeirão Preto)
Botucatu
Brutos Futsal (Limeira)
Indaiatuba
Inter Mogi (Mogi das Cruzes)
Jahu
Pinda
Araraquara
Dracena
Luis Antonio
São Bernardo
São Paulo
Taubaté
Viradouro