As chances do Palmeiras ser campeão desta edição da Série A do Campeonato Brasileiro caíram consideravelmente e chegaram a 10,7%. Líder, o Botafogo despontou como grande favorito, com 84,7%, segundo estudo feito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Há duas rodadas, o Verdão bateu o Juventude fora de casa por 5 a 3 atingiu 49,4% de probabilidade de levantar a taça do Brasileirão. Na ocasião, o Glorioso estava atrás, com 42,8%, mesmo ainda liderando o torneio. A diferença entre os adversários na classificação era de um ponto.
O Palmeiras passou a depender apenas de si para ser campeão, porque ainda terá confronto direto com o Botafogo, no Allianz Parque. A partida foi marcada para 26 de novembro, quatro dias antes da final da Libertadores entre os cariocas e o Atlético-MG.
No entanto, a equipe treinada por Abel Ferreira despencou. Após engatar sequência de cinco vitórias e um empate em seis jogos, o Verdão pecou quando precisava encostar no Botafogo e empatou em casa com o Fortaleza. Assim, o Glorioso ampliou a vantagem para três pontos ao derrotar o Red Bull Bragantino.
Depois, o Palmeiras perdeu para o Corinthians por 2 a 0, a primeira derrota no clássico desde 2021. Paralelamente, o Botafogo bateu o Vasco por 3 a 0 e chegou a 67 pontos, seis a mais do que o clube paulista.
Chances de título no Campeonato Brasileiro, segundo a UFMG
- Botafogo: 84,7%
- Palmeiras: 10,7%
- Fortaleza: 3,4%
- Flamengo: 0,79%
- Internacional: 0,22%
- São Paulo: 0,11%
Cenário do Palmeiras é mais difícil do que em 2023
Ao final da 32ª rodada do Brasileirão do ano passado, o Palmeiras atingiu 59 pontos, um a menos do que o líder Botafogo. Na rodada seguinte, (33ª, mesma “altura” do campeonato que agora) ambos perderam: o Verdão foi superado por 3 a 0 para o Flamengo, e o Glorioso acabou derrotado pelo Grêmio por 4 a 3.
Justamente estes quatro times formavam o G4, com o Botafogo tendo um ponto a mais do que todos. Ao final da 34ª rodada, somente o Palmeiras venceu e,consequentemente, se tornou líder — ficando nesta posição até o fim do Brasileiro.
Portanto, no mesmo período do ano passado, o Palmeiras tinha apenas um ponto de diferença para o Botafogo. Neste momento, são seis, que podem ser reduzidos, se manterem ou aumentarem nesta 34ª rodada.
O Verdão enfrenta o Grêmio nesta sexta-feira (8), no Allianz Parque, enquanto o Glorioso recebe o Cuiabá no Nilton Santos, no sábado (9).