Jayson Tatum anotou 22 pontos, nove rebotes e sete assistências, e o Boston Celtics venceu com autoridade o New York Knicks por 115 a 93 neste sábado, fora de casa, no Jogo 3 das semifinais da Conferência Leste.
Payton Pritchard saiu do banco para ser o cestinha da equipe com 23 pontos, ajudando Boston a diminuir a vantagem do Knicks para 2 a 1 na série melhor de sete. Jaylen Brown contribuiu com 19 pontos e Derrick White marcou 17.
Pelo lado de Nova York, Jalen Brunson liderou com 27 pontos, apesar dos 9 acertos em 21 arremessos. Karl-Anthony Towns também se destacou com um duplo-duplo de 21 pontos e 15 rebotes.
Depois de dificuldades ofensivas nos dois primeiros jogos, os Celtics encontraram o ritmo ideal: converteram 48,2% dos arremessos de quadra (40/83) e 50% das bolas de três (20/40). Já os Knicks sofreram com a pontaria: 40% nos arremessos gerais (32/80) e apenas 20% nas bolas de fora (5/25).
“Eles encontraram bons arremessos cedo, e isso deu confiança. Aí fica difícil parar”, comentou o técnico dos Knicks, Tom Thibodeau. “Precisamos ter mais consciência e não deixar os erros ofensivos afetarem nossa intensidade defensiva.”
Tatum colocou o Boston em vantagem por 112 a 89 com 2:40 no relógio. Na sequência, deu assistência para uma bola de três de Al Horford. Com a vitória praticamente garantida, o técnico Joe Mazzulla poupou os titulares nos minutos finais.
“Essa é a parte divertida. Você não entra nessa jornada esperando facilidade”, disse Mazzulla. “Tem sido sombrio, mas de um jeito bom. Às vezes, é preciso acessar o seu lado sombrio. E é isso.”
Boston dominou desde o início, fechando o primeiro quarto com 36 a 20, com Pritchard acertando um arremesso no estouro do cronômetro. No intervalo, a vantagem já era de 71 a 46. No terceiro quarto, a diferença chegou a 31 pontos após mais uma cesta de Pritchard.
“Não acho que entramos em quadra com a mentalidade de já estar satisfeitos, mas talvez tenha sido algo inconsciente por estarmos vencendo por 2 a 0″, admitiu Brunson. “Definitivamente não é a abordagem certa.”