Depois do bronze de Edival Pontes, o Netinho, no taekwondo, o Brasil volta ao Grand Palais nesta sexta-feira (9) para buscar mais pódios na modalidade com Caroline Santos e Henrique Marques.
Henrique encara Saleh Elsharabaty, da Jordânia, às 4h46 (horário de Brasília), na categoria até 80kg. Caroline Santos estreia um pouco mais tarde. A brasileira enfrenta a tailandesa Sasikarn Tongchan na categoria até 67kg, às 6h36 (horário de Brasília).
Caroline e Henrique são estreantes em Olimpíadas. Caroline é a sétima no ranking olímpico e, no Mundial de Taekwondo em Baku, em 2023, a brasileira conquistou a prata na categoria até 62kg.
Henrique Marques conquistou a vaga para Paris no Pré-Olímpico de 2024, porque, às vésperas do Pan de Santiago em 2023, descobriu uma arritmia cardíaca que o tirou da competição e impediu de treinar por alguns meses. O brasileiro passou por cirurgia a tempo de participar do Pré-Olímpico e conquistar a vaga para a Olimpíada.
Formato
O taekwondo olímpico é disputado em três rounds de dois minutos cada. Para vencer, o lutador precisa levar pelo menos dois dos três rounds ou nocautear o adversário. Cada golpe tem uma pontuação diferente e os atletas podem ser punidos se saírem da área de combate, evitarem o combate ou chutarem abaixo da cintura.
Assim como no boxe e no judô, o taekwondo também concede duas medalhas de bronze. Além da tradicional disputa pelo bronze com aqueles atletas que perdem as semifinais, os derrotados nas oitavas e quartas podem disputar a repescagem pelo bronze. Para isso, aquele adversário que os eliminou precisa chegar à final.
Agenda do taekwondo na Olimpíada de Paris (8/8)
- 4h46: oitavas de final, com Henrique Marques x Saleh Elsharabaty. Onde assistir: SporTV 3 e CazéTV
- 6h36: oitavas de final, com Caroline Santos x Sasikarn Tongchan. Onde assistir: SporTV 3 e CazéTV
Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas
Compartilhe: