Os Jogos Olímpicos de 2024 mexeram com a emoção dos torcedores de todo o Brasil. E para aproximar ainda mais fãs e atletas, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), em parceria com a Chiliz Chain, blockchain líder mundial para a indústria do esporte e entretenimento, lançou uma série de cards digitais colecionáveis dos craques da quadra e da praia que estiveram em Paris.
Na última sexta-feira, dia 16/8, o projeto atingiu a marca de 60 mil cards emitidos. Os dados são da Chiliz Chain, que hospedou em sua rede o projeto da CBV lançado no dia 30 de julho, em parceria com a plataforma Gotas Social.
Os cards da CBV são colecionáveis digitais exclusivos e gratuitos, que permitem aos fãs do vôlei acompanhar, colecionar e trocar as figurinhas virtuais dos seus atletas favoritos. Cada atleta tem dois tipos de cards, um simples e um especial. A cada dia é disponibilizado o código do card simples de um atleta nos stories do Instagram da CBV (@cbvolei) por 24 horas e o torcedor pode fazer o resgate no site cardsdovolei.com. Após esse período, o resgate gratuito é encerrado.
Os cards gratuitos permitem que o torcedor faça o upgrade para os cards especiais em um marketplace, que será aberto no início de setembro. Ao juntar dois cards gratuitos do mesmo atleta, será possível fazer o upgrade para o card especial deste jogador.
Os 15 primeiros fãs de vôlei que juntarem 34 cards especiais (26 do vôlei de quadra e oito da praia) terão direito a prêmios exclusivos.
- 1º ao 8º torcedor(a): camisa autografada;
- 9º ao 13º: bola oficial das últimas decisões da Superliga Bet7K;
- 14º e 15º: mascote oficial do VôleiBrasil.
Bruno Pessoa, Country Manager da Chiliz no Brasil, afirmou: “Estamos muito felizes em poder oferecer a infraestrutura da Chiliz Chain para um projeto deste porte e uma organização de tamanha relevância como é a CBV. Esta é a primeira vez que uma grande instituição esportiva desenvolve um projeto de Web3 com uma plataforma terceira (Gotas Social) na rede da Chiliz Chain, e chegar em a 60 mil emissões em pouco menos de três semanas só reforça o potencial da rede para organizações esportivas que queiram inovar em soluções de relacionamento com suas comunidades de fãs e consumidores. Essa marca também revela que existe uma demanda por maior engajamento por parte do consumidor esportivo e nossa expectativa é de que cheguemos aos 100 mil mints muito em breve”.
Fabio Sevá, Growth Manager do Gotas e sócio da agência Storm, que produziu os cards: “A usabilidade intuitiva do Gotas foi fundamental para o sucesso da ação, pois permite que qualquer pessoa, independentemente do conhecimento prévio, possa interagir com a web3 de forma simples e direta, eliminando a fricção que antes era um obstáculo”
Henrique Netto, diretor Comercial e de Novos Negócios da CBV: “A CBV vem desenvolvendo uma série de ações para aumentar a conexão entre torcedores e seus ídolos, e para rejuvenescer e aumentar a base de fãs do voleibol. Queremos proporcionar experiências únicas e exclusivas. Ações com cards colecionáveis são uma realidade em todo o mundo. Começamos esse projeto em 2023 e com os Jogos Olímpicos de Paris entramos em uma nova fase. O sucesso do número de cards emitidos mostra a conexão do voleibol com jovens fãs. É um projeto que aproxima fãs e torcedores, dentro do nosso objetivo de tornar a CBV ainda mais conectada com todos os públicos”.