O Tennis Channel afastou um analista por tempo indeterminado após ele fazer um comentário depreciativo sobre Barbora Krejčíková, campeã de Wimbledon. Fora do ar, durante a preparação para uma transmissão na sexta-feira (8) do WTA Finals em Riad, na Arábia Saudita, o jornalista americano Jon Wertheim comentou sobre a testa de Krejčíková.
Wertheim classificou seu comentário como “profundamente lamentável” e disse que entrou em contato com Krejčíková para se desculpar. “Fiz alguns comentários profundamente lamentáveis fora do ar. Eu os reconheço. Peço desculpas por eles”, escreveu ele no X.
A tennis twitter apology: pic.twitter.com/HT81C2CLeQ
— Jon Wertheim (@jon_wertheim) November 10, 2024
“Vocês devem ter ouvido sobre os comentários recentes feitos no Tennis Channel durante a cobertura do WTA Finals que focaram na minha aparência em vez do meu desempenho”, escreveu Krejčíková no X. “Como atleta que se dedicou a este esporte, foi decepcionante ver esse tipo de comentário não profissional.”
“Não é a primeira vez que algo assim acontece no mundo do esporte. Frequentemente optei por não me manifestar, mas acredito que é hora de abordar a necessidade de respeito e profissionalismo na mídia esportiva. Esses momentos distraem da verdadeira essência do esporte e da dedicação que todos os atletas trazem para o campo. Amo profundamente o tênis e quero vê-lo representado de uma forma que honre o compromisso que assumimos para competir neste nível.”
Em sua declaração emitida no domingo (10), Wertheim disse que seu comentário foi feito durante um “ensaio privado” que “inadvertidamente” foi ao ar.
“O que aconteceu? Entrei no programa por Zoom. No ensaio, nos mostraram um gráfico de uma jogadora que havia acabado de competir. Mostrava ela em um ângulo que exagerava sua testa”, escreveu Wertheim no X no domingo.
“Alguns momentos depois, me pediram para enquadrar meu Zoom. Olhei para o ângulo baixo da câmera e brinquei que fazia minha testa parecer com a foto da jogadora em questão. Alguém na sala de controle comentou e eu respondi. Embora fosse um ensaio privado, essa troca inadvertidamente, e sem contexto, foi ao ar ao vivo.”
“Percebam: não sou a vítima aqui. Não foi profissional nem caridoso, nem reflete a pessoa que me esforço para ser. Sou responsável. Assumo isso. Sinto muito.”
Mais tarde no domingo, o Tennis Channel divulgou um comunicado dizendo que “se desculpou com a jogadora, Barbora Krejcikova, assim como Jon”.
“Quando o Tennis Channel tomou conhecimento de um comentário inadequado sobre uma tenista profissional feito por nosso analista Jon Wertheim na sexta-feira, imediatamente o removemos do ar indefinidamente”, dizia o comunicado.
“Jon dedicou sua carreira a iluminar e fazer crescer este esporte e tem sido um membro valioso de nossa família e da comunidade do tênis. Dito isso, o Tennis Channel mantém seus funcionários em um padrão de respeito pelos outros em todos os momentos, um padrão que não foi atendido neste momento.”
Krejčíková, atual número 10 do mundo e bicampeã de Grand Slam, perdeu nas semifinais do WTA Finals para a vice-campeã Zheng Qinwen.