• Home
  • PRINCIPAL
  • Campeão do mundo no futsal, Neto se torna executivo e investe em time de futebol em Minas – LNF

Campeão do mundo no futsal, Neto se torna executivo e investe em time de futebol em Minas – LNF

Autor do gol do título do Brasil na Copa do Mundo de Futsal de 2012 e eleito o melhor jogador do mundo no mesmo ano, o ex-fixo Neto tem se aventurado em um novo ramo do esporte. Aposentado das quadras desde 2023, o mineiro se tornou empresário no ramo financeiro e trabalha nos bastidores na construção de um novo time de futebol em Minas Gerais.

Nascido em Uberlândia, Neto é um dos líderes da profissionalização do Esporte Social Uberlândia, chamado pela sigla Essube. O clube começou como projeto social na periferia da cidade e vai estrear no futebol profissional na Segunda Divisão do Mineiro, que equivale ao terceiro nível do estadual.

Neto investe no Essube, de Uberlândi

O Essube foi criado em 2014 para ajudar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade por meio do futebol. A entidade, que atende a mais de 400 jovens, conta com apoio da Prefeitura e da Lei de Incentivo ao Esporte, e disputa competições de base a nível estadual.
O projeto é comandado pelo ex-volante Ferreira, que jogou no Cruzeiro e no Ipatinga, entre outros clubes. Ele conta com o apoio de Henrique, campeão mundial sub-17 em 1997 ao lado de nomes como Ronaldinho Gaúcho e o goleiro Fábio.

Conterrâneo de Ferreira, Neto é um dos sócios-proprietários da Zion Capital, empresa de investimentos com foco no mercado de criptomoedas. Ao ge, o ex-fixo explicou que a amizade entre ele, Ferreira e Henrique fez com que o Grupo Zion escolhesse investir na profissionalização do Essube.
Segundo ele, a empresa já mantém uma agência de jogadores chamada Zion Opportunity e optou por ampliar a influência no esporte com um time próprio.

— A gente tinha algumas possibilidades, até dentro da cidade de Uberlândia, outra de Patrocínio. Mas eu falei que a gente precisava se aproximar da cidade, porque a Zion tem uma sede aqui. Aí surgiu esse desejo do Ferreira e do Henrique, e decidimos investir. Temos um pensamento de criar uma identidade nova no clube e fomentar garotos e, agora, a categoria profissional, então o acordo foi um casamento bacana.

Essube/Redes sociais
Essube ajuda crianças e adolescentes por meio do futebol em Uberlândia

Neto explica que a proposta da Zion é de investir no futebol do Essube no formato de clube-empresa e atrair novos patrocinadores. O planejamento inclui a construção de um centro de treinamento, e há a expectativa de que o clube se torne uma Sociedade Anônima de Futebol (SAF) a partir de 2025.

— A Zion tem um investimento fracionado dentro do Essube ao longo de três anos, principalmente, para a manutenção da categoria. O nosso planejamento já iniciou com ideia de construção do CT próprio. É lógico que isso demanda recurso e demanda tempo, mas tenho a certeza que no próximo ano já a gente já inicia as fases de construção.

“Uma certeza é que não é uma faísca que está surgindo. Não é fogo de palha. A ideia é chegar na primeira divisão do Mineiro em cinco anos”, afirma Neto.

Otávio Silva
Essube vai mandar jogos no Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia

O Essube estreia na Segunda Divisão do Mineiro e no futebol profissional no dia 31 de agosto, às 18h30, contra o Uberaba Sport, pela primeira rodada do Grupo C. Na chave, também estão Araguari, Araxá, Nacional de Uberaba e Paracatu.

Para comandar o elenco na primeira competição oficial da história do clube, o técnico escolhido é outro ex-jogador com história em clubes importantes: o ex-volante Fernando, campeão gaúcho em 1997, pelo Internacional, e da Copa dos Campões de 2000, pelo Palmeiras.

Bruno Cunha
Técnico Fernando Henrique, à direita, comanda o Essube

Apesar da entrada no futebol profissional, Neto diz que o trabalho social do Essube vai continuar em Uberlândia e pode atender ainda mais pessoas no futuro.

— Talvez nós vamos ter uma equipe na primeira divisão, disputando uma Série D, disputando uma série C, uma Copa do Brasil. A gente espera que possa, daqui para frente, estar pagando melhores salários para que esses garotos literalmente não precisem sair da cidade de Uberlândia. Que eles possam construir uma carreira aqui

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Athletico-PR vence Atlético-MG em casa e se afasta do Z-4

Neste sábado (16), o Atlético-MG foi até Curitiba e perdeu para o Athletico-PR na Ligga Arena.…

Gerson fica fora do primeiro treino da Seleção em Salvador; veja o motivo

Titular nos dois últimos jogos da Seleção Brasileira, o volante Gerson não participou do treino deste…

Santos conta com tropeços de rivais e conquista título da Série B sem jogar

O Santos é o campeão da Série B do Campeonato Brasileiro. Neste sábado (16), o…