Um evento histórico para Xanxerê e para o futsal feminino, o Torneio Internacional de Futsal Feminino, realizado na Arena Ivo Sguissardi, em Xanxerê, reuniu atletas de seis países, para juntas reafirmarem a importância da modalidade para o mundo.
A final do torneio foi disputada entre Paraguai e Brasil, em um jogo forte e de muita emoção. A energia da torcida brasileira ecoou na Arena entre os cerca de 1,5 mil torcedores que lotaram o espaço para torcer pelo Brasil.
No primeiro tempo de partida, o Paraguai chegou firme, avançando e buscando o gol, mas a reação brasileira veio com a Taís, que marcou o primeiro gol da partida. Na sequência, em cobrança de pênalti, Emilly, elevou o placar para 2×0. Antes do primeiro tempo finalizar, mais um gol da artilheira da competição, fechando o primeiro tempo em 3×0.
No retorno à quadra, mais pressão do Paraguai na busca de igualar o placar. Mas o Brasil saiu novamente na frente e Natalia fechou o placar em 4×0, garantindo o título para o Brasil.
Pela primeira vez na historia do futsal feminino um torneio Internacional foi transmitido em rede aberta de televisão. O jogo da final foi transmitido pela Rede Globo dentro do Esporte Espetacular e durante o torneio com transmissão pela SporTv.
Homenagens e Premiação
No intervalo de jogo o secretário de Esportes, Cultura e Lazer, Luiz Vicente Paglia Junior, e o prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, entregaram uma placa de homenagem e camisa da organização para o representante da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Lavosier Freire.
Ao final, as três equipes – Bolívia em terceiro, Paraguai em segundo e Brasil primeiro lugar – foram premiadas com troféus e medalhas da competição entregues pelo secretário de Esportes, Cultura e Lazer, Luiz Vicente Paglia Junior, secretário Nacional de Futebol e Direitos do Torcedor, José Luís Ferrarezi, prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello e representante da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Lavosier Freire.
O Torneio Internacional de Futsal Feminino foi uma realização da Prefeitura de Xanxerê com apoio do Ministério do Esporte.