Há exatamente 62 anos, a Seleção Brasileira conquistava o título mundial com vitória por 3 a 1 sobre a Tchescolováquia (atual República Tcheca), no Chile, em 17 de junho de 1962. Foi a segunda Copa do Mundo do Brasil, que havia conquistado seu primeiro troféu quatro anos antes.
Título ficou marcado por ser o último bicampeonato consecutivo até os dias atuais. A seleção ficou marcado por ter perdido Pelé ao longo da campanha, a entrada de Amarildo no time e a estrela de Garrincha que foi o destaque da Copa.
A campanha do Brasil iniciou com diversos altos e baixos. O time comandado por Aymoré Moreira perdeu Pelé, que teve uma lesão na coxa esquerda, que o tirou do mundial.
No mata-mata, o Brasil passou por Inglaterra e Chile em sequência, com destaques para Garrincha e Vavá que conduziram a seleção para a final contra a Tchecoslováquia.
Em duelo realizado em 17 de junho de 1962, os tchecos saíram na frente com o meio-campista Masopust. Porém, o Brasil reagiu e virou para 3 a 1 com gols de Amarildo, Zito e Vavá, conquistando o bicampeonato mundial.
Confira a campanha do Brasil na Copa do Mundo de 1962;
Primeira fase
- Brasil 2 x 0 México
- Brasil 0 x 0 Tchecoslováquia
- Brasil 2 x 1 Espanha
Quartas de Final
Semifinal
Final
- Brasil 3 x 1 Tchecoslováquia
Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas
Compartilhe: