O vazamento da informação de que Vinícius Júnior não ganharia a Bola de Ouro, nesta segunda-feira (28), fez com que o Real Madrid resolvesse não viajar a Paris com uma delegação de 50 pessoas, boicotando o evento organizado pela revista “France Football”.
O meio-campista Rodri, do Manchester City, levou o troféu de melhor jogador da temporada de 2023/2024.
Provavelmente você soube que Vini não ganharia, e que o Real não viajaria, em publicação nas redes sociais do jornalista italiano Fabrizio Romano.
Famoso pelo bordão “Here We Go” (aqui vamos nós, em tradução literal) , quando “crava” que uma negociação do futebol mundial está fechada, ele se tornou um dos comunicadores do esporte mais influentes no mundo digital.
Os número de seguidores e inscritos em suas redes sociais impressionam: são 22,6 milhões no X, o antigo Twitter, 32,4 milhões no Instagram e 13,8 milhões no Tik Tok. No Youtube tem 2,3 milhões de inscritos e faz vídeos diários sobre o mercado da bola e outros assuntos relacionados ao futebol.
Romano, de 31 anos, hoje tem produção independente, com uma equipe grande que o ajuda na apuração, produção e rádio escuta das informações que publica. É quase uma agência de notícias.
A carreira
Nascido em Nápoles, no sul da Itália, terra do Napoli e onde Diego Maradona brilhou, Romano cursou a Università Cattolica del Sacro Cuore, na qual cursou Ciências da Comunicação Política e Social, no início de 2011.
Já trabalhava no período em alguns veículos de comunicação especializados em mercado do futebol, como TuttoMercatoWeb e Calciomercato.
No início era um replicador de informações, algo muito comum em redes sociais hoje em dia, inclusive no Brasil. Páginas que pegam uma notícia publicada por um veículo tradicional e repassam, dando crédito.
Muitas dessas páginas, que fazem uma espécie de clipagem moderna, têm mais seguidores do que os veículos dos quais pegaram a informação.
Romano, depois, passou por outras empresas, como Sky Sport Italia, CBS, The Guardian e Goal, até se firmar, em 2020, nas redes sociais ao criar o bordão “Here We Go”.
Ainda hoje, alguns jornalistas questionam que Romano e sua equipe pegam informações já publicadas e colocam em suas redes sociais, sem o crédito devido. Como tem milhões seguidores, é por ali que a maioria dos fãs de futebol se informam primeiro para aquela determinada notícia.
Pode ter sido o caso de Vini Jr e a Bola de Ouro, nesta segunda-feira (28). Alguns veículos creditaram primeiro à rádio francesa RCM a informação de que o Real Madrid não viajaria a Paris para a premiação porque soube que o brasileiro não ganharia o troféu principal.
Mas não há dúvida que a notícia somente viralizou, e ganhou corpo mundial, quando Fabrizio Romano a colocou em suas redes sociais. No X foi às 11h04 (horário de Brasília).