Reportagem de: Fabio Pereira
Os prefeitos de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues (PL), e de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), gravaram vídeos em apoio ao atual chefe do Poder Executivo da cidade de São Paulo e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), reforçando sua campanha durante o segundo turno.
Em vídeos postados nas contas do Instagram de ambos, os políticos reforçaram a importância de unir forças em prol de um projeto que vise o desenvolvimento e o bem-estar da população paulistana, destacando, ainda, a influência do governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Os prefeitos do Alto Tietê vêm se destacando na região devido à força política que conquistaram nos últimos anos. Boigues, por exemplo, foi reeleito ao lado de Rogério Tarento (PSD), seu vice-prefeito, para o mandato 2025-2028, com 91,70% dos votos válidos. Esse percentual de votação é, inclusive, o recorde do Brasil entre cidades com mais de 200 mil eleitores. Sua influência também o alçou à condição de “craque”, nomenclatura atribuída pelo presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto.
LEIA TAMBÉM
Rodrigo Ashiuchi, por sua vez, consolidou seu nome como um dos políticos mais fortes da região após a gestão de oito anos à frente da Prefeitura de Suzano, iniciada em 2017. À época, um dos principais focos de sua administração baseava-se no “resgate do orgulho de ser suzanense”, frase que continua a ser utilizada por ele até hoje.
A relevância do atual chefe do Executivo suzanense se confirmou após o resultado das urnas em 6 de outubro, junto à expressiva votação obtida por Pedro Ishi (PL), nome escolhido e apoiado para a sucessão de Rodrigo Ashiuchi. Com 124.366 votos, o que representa 80,29% dos sufrágios válidos, Ishi chegará à administração municipal como o prefeito mais votado da história da cidade.
Segundo turno
Os candidatos Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) disputarão o segundo turno da eleição na cidade de São Paulo, marcado para domingo (27/10). Ambos venceram o primeiro turno com uma diferença de cerca de 30 mil votos: Nunes obteve 29,48% dos votos válidos, enquanto Boulos alcançou 29,07%.
Com 100% das urnas apuradas, Nunes recebeu 1.801.139 votos, enquanto Boulos contabilizou 1.776.127 votos. Pablo Marçal (PRTB) não avançou para a próxima etapa do pleito, ficando com 28,14% dos votos válidos, totalizando 1.719.274.