O Atlético terá um detalhe especial na camisa no jogo da noite desta quarta-feira (20), às 21h45 (de Brasília), diante do Botafogo, no estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Um patch em referência ao Dia da Consciência Negra estará presente no uniforme alvinegro.
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, data escolhida por ser o dia da morte de Zumbi dos Palmares, um dos ícones do Brasil na luta contra o racismo. A data se tornou, recentemente, feriado nacional.
O Atlético usou as redes sociais para exaltar ídolos negros na história do clube. A publicação faz referência a nomes como Ubaldo, Reinaldo, Dadá, Ronaldinho, Everson e Leonardo Silva.
Em campo
Punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pelos incidentes ocorridos na decisão da Copa do Brasil, contra o Flamengo, o Galo teve a Arena MRV interditada provisoriamente e também não poderá comercializar ingressos nos jogos como mandante.
Líder da Série A, com 68 pontos, a equipe carioca tenta vitória fora de casa para tentar ampliar a vantagem para o Palmeiras, segundo colocado. O Alviverde tem 64. O Galo, por sua vez, não vence há sete jogos na temporada; cinco apenas no Brasileirão. Com 42 pontos, a equipe comandada por Gabriel Milito aparece na décima posição.