Campeão estadual, o Atlético-MG chega no fim de outubro como o único entre todos os clubes do futebol brasileiro a atingir feito de destaque.
A equipe comandada pelo técnico Gabriel Milito, que inclusive está próximo do jogo 50 pelo Alvinegro, é a única que ainda disputa três competições na temporada.
Com a eliminação do Corinthians para o Flamengo, na semifinal da Copa do Brasil, o Galo se tornou o “sobrevivente” nas três frentes mais importantes em disputa. Os mineiros são finalistas na competição e semifinalistas na Libertadores.
Na Série A, onde ocupa a nona colocação, ainda tem chances reais de figurar entre, pelo menos, os seis primeiros.
Na Copa do Brasil, o próximo desafio será contra o Rubro-Negro Carioca, em 3 e 10 de novembro. Já na competição continental, o Galo terá o River Plate, da Argentina, pela frente. Os times se enfrentam nesta terça-feira (22), a partir das 21h30 (de Brasília).
O jogo de ida acontece na Arena MRV. A volta, uma semana depois, será no Mâs Monumental, em Buenos Aires.
Esta é a segunda vez que o Alvinegro figura entre, pelo menos, os quatro primeiros colocados das duas copas. A primeira aconteceu no “ano mágico” do triplete (2021), quando acabou sendo eliminado pelo Palmeiras, nas semifinais da Libertadores, e campeão da Copa do Brasil ao superar o Athletico-PR na decisão.
Caso consiga avançar também à grande decisão do torneio de clubes mais importante da América do Sul, o Atlético-MG atingirá feito inédito em sua história: jamais decidiu as duas competições numa mesma temporada.
“É cedo para falar sobre isso. Vamos jogo por jogo. Quando eu aceitei o desafio de vir para o Atlético, estava convencido dos jogadores que teria à disposição. Isso me deu muito ânimo. Assim como todos os jogadores e equipes com aspiração, sonhamos com finais e em ganhá-las. Hoje estamos muito felizes com a classificação, com a valentia e como jogamos os 180 minutos. Foi justa a nossa ida à final. Não se pode celebrar muito, porque temos outro objetivo que é muito grande, que é a Copa Libertadores”, destacou o treinador argentino, no último final de semana.