• Home
  • VOLEI
  • Atleta mais velha do Vôlei Master 2024, Helena Alves esbanja saúde, disposição e simpatia  

Atleta mais velha do Vôlei Master 2024, Helena Alves esbanja saúde, disposição e simpatia  

Ela odeia que a chamem de senhora. E com razão. Apesar de ser a atleta mais velha do Vôlei Master 2024, com 80 anos, Helena Alves tem mais disposição do que muita gente com metade de sua idade. Só nesta quinta-feira (21/11), participou de três partidas defendendo a equipe do Alexandre Vôlei BH, nas categorias 67+ e 70+ do maior evento nacional da categoria, organizado pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). E com um detalhe: Helena não saiu de quadra em nenhum ponto sequer das partidas. E duas delas foram para o tie-break… 

“Sou a caçula de uma família de oito irmãos. Minhas irmãs mais velhas jogavam vôlei, e por isso quis jogar também. Eu tinha 14 anos, e também fazia natação. Agradeço muito aos meus pais, Raimundo e Maria Augusta, meus maiores exemplos, por terem me permitido jogar vôlei naquela época, o que não era muito fácil. Quando terminei a escola, tive que focar nos estudos e no trabalho, e larguei o esporte. Mas quando me aposentei, voltei para as quadras, e não parei mais”, conta Helena. 

A disposição de Helena é invejável. E o número de fãs, gigantesco. A cada passo, entre um jogo e outro, ela é parada por atletas e torcedores que ficam impactados quando a veem dentro de quadra. Ela adora, conversa com todos. Sempre muito simpática e feliz. 

“Disputo anualmente o Campeonato Brasileiro 60+ pelo Clube Mackenzie. Cada ano em um estado. À noite, treino com o time do Alexandre.  Fui noiva três vezes, mas nunca me casei. E não tive filhos. O vôlei é a paixão da minha vida. Foi a minha melhor escolha”, se diverte a sorridente Helena. 

E existe segredo para sua longevidade no esporte? Helena diz que sempre teve foco, preparação e dedicação ao longo de toda uma vida. 

“Meu dia a dia é muito puxado, e sempre foi assim. Três vezes por semana faço um trabalho preventivo e treino com um fisioterapeuta e um personal. Nos outros dois dias, bato uma bolinha à tarde com as meninas no Mackenzie, algo mais recreativo. E à noite treino pesado com o Alexandre Vôlei. O esporte é maravilhoso. Cuida não só do corpo mas, principalmente, da mente. Isso é fundamental. Graças ao esporte, tenho uma vida muito ativa e saudável”, comemora Helena. 

A mineira, nascida em Sete Lagoas, já vem ao Vôlei Master há muitos anos. E não pensa em parar. Na verdade, ela quer chegar aos 100 anos com a mesma saúde que tem hoje. E, se possível, ainda jogando vôlei, e sendo referência para os integrantes mais jovens de sua família, que começaram a praticar esportes por causa dela. 

“Aqui eu jogo todos os problemas pra fora. É incrível, sensacional. O Vôlei Master é uma delícia. Um lugar de reencontros, de diversão. Me sinto muito bem aqui. Espero estar aqui muitas vezes mais. É só me convidarem pra jogar, que eu volto”, diz Helena, um verdadeiro exemplo. 

VÔLEI MASTER 2024 

O evento master mais tradicional do voleibol brasileiro está de volta. A partir de sábado (16/11), a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) realiza o Vôlei Master 2024, no Centro de Desenvolvimento do Voleibol Enel, em Saquarema. A 19ª edição da competição será classificatória para a segunda edição da Superliga Master, que acontece em 2025.  

Durante os oito dias de competições, mais de 2000 atletas estarão envolvidos no evento. Serão 156 equipes em ação nas oito quadras indoor (1531 atletas), representando 14 estados brasileiros. Nas seis quadras de areia, 208 duplas e 115 quartetos reúnem 630 atletas. Entre os inscritos, ídolos históricos do vôlei nacional, como Fernanda Venturini (bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996), Karin Rodrigues (bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000) e Pará, campeão mundial de vôlei de praia em 1997.  

“O Vôlei Master é um dos eventos mais tradicionais do voleibol nacional. Mostra a paixão de brasileiros de todo o país pelo esporte, reúne grupos de amigos da vida inteira, e permite que fãs joguem ao lado de ídolos. Ficamos muito felizes de realizar mais uma edição do evento, com mais de dois mil participantes. O voleibol é excelência e competição, mas também é saúde, amizade, exemplo”, diz Radamés Lattari, presidente da CBV.   

Classificatório para a Superliga Master  

Para estimular ainda mais a prática do vôlei pelos veteranos, a CBV criou a Superliga Master, que começou a ser disputada em 2024. O Vôlei Master deste ano classificará 33 equipes para a competição nacional: os três primeiros colocados da categoria 40+ feminino, os quatro primeiros colocados das categorias 45+, 50+ e 55+ feminino, 40+ e 50+ masculino, e os cinco primeiros colocados nas categorias 45+ e 55+ masculino.  

Categorias do Vôlei Master 2024  

Quadra: 35+ (F/M), 40+ (F/M), 45+ (F/M), 50+ (F/M), 55+ (F/M), 59+ (F/M), 63+ (F/M), 67+ (F/M) e 70+ (F/M)  

Praia: 35+ (F/M), 40+ (F/M), 45+ (F/M), 50+ (F/M), 55+ (F/M), 59+ (F/M) e 63+ (F/M). 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Debate sobre iluminação de Natal que ajuda a aquecer as vendas

Reportagem de: Josué Suzuki A notícia veio em uma segunda-feira, 28 de outubro. Guararema anunciava…

Roger acredita em arrancada do Inter pelo título: “Sonhar é permitido“

O Internacional venceu o Vasco por 1 a 0, nesta quinta-feira (21), em São Januário,…

Paris Saint-Germain x Toulouse: horário e onde assistir ao jogo da Ligue 1

Paris Saint-Germain e Toulouse se enfrentam nesta sexta-feira (22), às 17h (de Brasília), no Parc…