Estrela do Memphis Grizzlies, Ja Morant fez novamente um gesto de arma com os dedos antes de marcar a cesta da vitória na partida em que sua equipe venceu o Miami Heat por 110-108 na quinta-feira, apesar de supostamente ter recebido uma advertência da NBA por realizar a mesma celebração no início desta semana.
Morant fez o gesto após acertar um arremesso de três pontos no primeiro quarto contra Miami. Shams Charania e Tim MacMahon, da ESPN, relataram esta semana que Morant e o armador do Golden State Warriors, Buddy Hield, receberam advertências da NBA por fazerem gestos de arma um para o outro na terça-feira.
Morant disse estar “bem ciente” das críticas que recebeu pela celebração. “Já estou acostumado”, disse Morant, segundo a AP. “Tenho sido praticamente um vilão por dois anos agora. Qualquer coisinha, se alguém puder dizer algo negativo sobre mim, vai aparecer por aí. Então, sim, não me importo mais”.
A NBA já aplicou duas longas suspensões a Morant depois que ele aparentemente exibiu uma arma em transmissões ao vivo no Instagram em duas ocasiões distintas. Morant foi suspenso por oito jogos sem pagamento em março de 2023 e depois por 25 jogos sem pagamento em junho de 2023 após os incidentes.
Sua segunda suspensão o fez perder os primeiros 25 jogos da temporada regular 2023-24.
“Para as crianças que me admiram, sinto muito por tê-los decepcionado como modelo”, disse Morant em um comunicado na época. “Prometo que vou ser melhor. Para todos os meus patrocinadores, vou ser uma representação melhor de nossas marcas. E para todos os meus fãs, vou compensar vocês, eu prometo”.
Morant acertou um arremesso fadeaway no último segundo na quinta-feira para garantir uma vitória dramática para os Grizzlies. O armador estrela terminou com 30 pontos enquanto os Grizzlies quebraram uma sequência de quatro derrotas. Memphis é atualmente o sexto colocado na Conferência Oeste.
Tyler Herro terminou com 35 pontos, o máximo da partida, além de nove rebotes e quatro assistências pelo Heat, enquanto Bam Adebayo somou 26 pontos, sete rebotes e cinco assistências. O Heat entrou no jogo com uma sequência de seis vitórias e é o nono colocado na Conferência Leste.
LeBron James se torna primeiro jogador da NBA a marcar 50 mil pontos