Para o Fluminense se manter na Série A do Campeonato Brasileiro, necessita de mais de 50% dos pontos que ainda estão em disputa. E desde a chegada de Mano Menezes, o aproveitamento é o ideal para esta luta.
Mano Menezes no comando do Fluminense somou 53,3% dos pontos disputados. Se mantiver estes números nas dez rodadas finais, fará cerca de 16 pontos, o que o Tricolor precisa, em tese, para se manter na elite do futebol brasileiro.
O técnico assumiu o time em julho e, no Campeonato Brasileiro, Mano Menezes comandou o Fluminense em 15 partidas, venceu sete, empatou três e foi superado em cinco.
Atualmente com 30 pontos, se somar 16 pontos em 30 possíveis, o Flu encerrará o torneio com 46 pontos, o número considerado bem próximo do “mágico” pelos matemáticos para se manter na Série A do Brasileiro.
Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Fluminense tem 35,8% de chances de ser rebaixado, com menos probabilidade que o quatro rivais que hoje se encontram no Z4 do Brasileirão.
A própria UFMG classifica que a partir dos 49 pontos a chance de rebaixamento é 0%. Com 46 pontos, que o Flu chegaria com o aproveitamento de Mano Menezes sendo mantido, o Tricolor teria 0,146% de chances de cair. Ou seja, números ínfimos.
Sonhando alto, a UFMG afirma que o Fluminense tem 19,2% de chances de classificação para a Copa Sul-Americana, enquanto as chances de voltar para a Copa Libertadores são 0,064%.
“A gente tende a achar que o futebol se resume a ter mais vontade ou ter menos vontade. Não acredito que nenhum jogador entre em campo sem vontade de buscar o resultado. Mas a maneira que você vai buscar é muito importante”, resumiu Mano para os próximos jogos do Fluminense.
No dia 17, às 10h (de Brasília), o Fluminense encara o Flamengo pela 30ª rodada da Série A , no Maracanã.