Último jogo das oitavas foi realizado na noite desta terça-feira. Grande decisão da competição será em dezembro, na cidade de Carlos Barbosa
Não está sendo sem surpresas. A Liga Nacional de Futsal (LNF) chega à sua fase decisiva com grandes reviravoltas, após as inesperadas eliminações nos últimos dias do Atlântico, de Erechim, e do Magnus, de Sorocaba, ainda nas oitavas de final da competição.
Com os resultados, e após a saída da Assoeva ainda na fase de grupos, agora a ACBF, de Carlos Barbosa, é a única representante do Rio Grande do Sul na competição nacional. Também estão nas quartas de final Praia Clube, Jaraguá, Joinville, Pato Futsal, São Lourenço, Santo André e Umuarama (veja os confrontos abaixo).
Campeão eliminado
A zebra gaúcha na LNF foi concretizada na noite de segunda-feira (21), quando o Atlântico perdeu em casa para o Santo André, por 6 a 3, mas começou a ser desenhada ainda no confronto de ida. O Galo, afinal, estava na frente até o último minuto na partida em São Paulo, quando tomou um gol a três segundos do fim.
O empate em casa e o triunfo no norte do RS garantiram que a vaga nas quartas ficasse com o Santo André, que se classificou aos matas na 13º posição da tabela, e acabaram com os sonhos do Atlântico de ser bicampeão consecutivo da LNF, após o título de 2023.
Agora, os algozes do Galo pegam o Praia Clube, que eliminou o Campo Mourão. Já o Galo foca as suas atenções nos campeonatos regionais que segue disputando: o Gauchão, a Série Ouro e a Copa RS.
Favorito desclassificado
A novela do Magnus, enquanto isso, foi ainda mais dramática. O clube de Sorocaba, atual campeão da Libertadores de Futsal e segundo colocado na fase de grupos da LNF, deixa a competição sem nem entrar em quadra pelo jogo de volta das oitavas de final, após uma infração o levar à desclassificação do torneio.
O problema ocorreu no jogo de ida das oitavas, quando Dieguinho foi escalado contra o São Lourenço. O atleta havia acumulado cinco cartões amarelos, estava suspenso e não poderia ter entrado em quadra. Conforme o regulamento da Liga, o caso precisaria acabar em eliminação: “Se tratando de partidas das fases oitavas, quartas, semi ou final, a equipe será desclassificada da competição”, diz a regra. A questão foi encaminhada ao STJD, que tomou a decisão final.
Assim, apesar da derrota por 7 a 3 em casa, é o São Lourenço quem avança às quartas de final da LNF. O clube de Santa Catarina pega agora o Pato, do Paraná, que eliminou o também paranaense Cascavel nas oitavas.
Em busca do título em casa
Única equipe gaúcha ainda no páreo, a ACBF também viveu minutos de tensão durante as oitavas da Liga Nacional. Após sair atrás do placar no jogo de ida contra o Minas, a Laranja Mecânica conseguiu buscar um empate em Belo Horizonte. E, na volta, precisou levar o jogo até a prorrogação para superar os mineiros. Uma vez nos minutos extras, contudo, o time mostrou a que veio e fez 3 a 0.
Com o triunfo, a equipe de Carlos Barbosa mantém vivo o sonho de conquistar seu sexto título da Liga Nacional. E o hexa viria com um gostinho especial, uma vez que a grande final da LNF será decidida neste ano justamente no município gaúcho, que conta com o título de Capital Nacional do Futsal.
O próximo adversário no caminho para a taça é o Jaraguá, que eliminou o Corinthians nas oitavas. A data dos confrontos ainda não foram definida pela LNF.
Confrontos das quartas da LNF
ACBF x Jaraguá
Joinville x Umuarama
Praia Clube x Santo André
Pato Futsal x São Lourenço