Alunos de Mogi e Suzano chegam à final do concurso de redação do Estado

Reportagem de: Fabio Pereira

Seis alunos de Mogi das Cruzes e de Suzano estão entre os 27 estudantes finalistas do concurso de redação sobre mudanças climáticas promovido pelo Governo do Estado de São Paulo. Com idades entre 10 e 17 anos, os demais participantes representam escolas dos municípios de Ribeirão Preto, São Carlos, Taquaritinga, Bragança Paulista, Caieiras, São José do Rio Preto e Carapicuíba. O resultado será divulgado no dia 22 de novembro (sexta-feira) .   

A competição foi dividida em três categorias: Anos Iniciais do Ensino Fundamental (5º ano), Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1ª à 3ª série). Cada uma delas foi composta por equipes de três alunos de uma unidade escolar, com o acompanhamento de um professor orientador.

A final será divulgada, em breve, no site da Secretaria de Meio Ambiente, Infaestrutura e Logística (Semil) e da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), e a premiação ocorrerá no dia 29 de novembro (sexta-feira), em local a ser definido. Os prêmios serão livros digitais, tablets e notebooks.

As alunas mogianas finalistas do concurso de redação, matriculados na Escola Estadual Doutor Deodato Wertheimer, situada na Vila Mogilar, foram orientadas pela professora Ligia Marina de Brito, abordando o título “Ação Escolar diante das Crises Climáticas”.

CONFIRA O NOME DOS ESTUDANTES ABAIXO: 

  • Clarice Alves Pessoas, de 17 anos;
  • Josefa Layanne Santos Oliveira, de 16 anos;
  • Samira Alves Pessoa, de 17 anos.

Os alunos suzanenses, por sua vez, estão matriculados na Escola Estadual Professor Carlos Molteni, no bairro Parque Maria Helena, e receberam a orientação da professora Tamires Santos de Cerqueira, que os orientou com o título: “Mudanças Climáticas: A Urgência de uma Ação Global”.

CONFIRA O NOME DOS ESTUDANTES ABAIXO: 

  • Heitor Fernandes Vieira, de 16 anos;
  • Miguel do Carmo Silva, de 16 anos;
  • Artur Moreira Araújo da Silva, de 16 anos.

Ao longo da produção, os jovens criaram textos dissertativos argumentativos e os materiais foram avaliados com base em critérios como originalidade, capacidade de comunicação, desenvolvimento do tema e qualidade da escrita. 

A iniciativa busca promover a conscientização sobre as mudanças climáticas, incentivando a comunidade escolar a desenvolver projetos e adotar medidas que contribuam para a redução das emissões de gás carbônico e a preservação do planeta. 

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