O Afeganistão se impôs diante de Angola no jogo de abertura do Grupo C da Copa do Mundo de Fustal da FIFA Uzbequistão 2024™, neste domingo, em Tashkent, e deu à sua torcida um triunfo histórico para celebrar.
Esta não foi apenas uma estreia com vitória para o país pelo Mundial de Futsal. Foi, além disso, a primeira partida na história para uma seleção afegã em qualquer competição da FIFA, masculino ou feminino, não importando a modalidade.
O triunfo com um placar enfático também sublinha o quanto o futsal afegão conseguiu avançar na temporada, se levarmos em conta que eles também disputaram a Copa Asiática da modalidade pela primeira vez em 2024.
Os afegãos começaram o jogo com tudo quando, com pouco mais de um minuto. A partir daí, o time asiático sempre esteve à frente do placar, ainda que tenha sofrido dois empates (1 a 1 e 2 a 2) num primeiro tempo alucinante, que contou com 59 finalizações no total.
Do outro lado, Angola sofreu um duro golpe. Depois de também fazerem história com o vice-campeonato da Copa Africana de Nações de Futsal, sua melhor campanha de sempre, os Palancas chegaram ao Uzbequistão otimistas. Mas agora precisam se recuperar rapidamente para encarar a Ucrânia na quarta-feira. Depois, na terceira rodada, eles terão de desafiar um peso pesado do torneio, a Argentina.
Em sua segunda participação no Mundial, a seleção africana agora acumula quatro derrotas seguidas, depois da eliminação precoce na edição passada, na Lituânia 2021.