João Fonseca sofreu uma queda no ranking da ATP após perder os 14 pontos conquistados nas quartas de final do Challenger de Madri, na Espanha. Agora com 947 pontos, o brasileiro se beneficiou do desempenho fraco de alguns rivais e manteve-se, por ora, entre os 60 melhores do mundo.
No entanto, sua ausência nos torneios desta semana, em Barcelona e Munique — motivada pela pausa na temporada — fará com que ele sofra nova queda no ranking na próxima atualização, marcada para a próxima segunda-feira, dia 21.
Isso porque Fonseca perderá mais 50 pontos referentes à campanha nas quartas de final do ATP 250 de Bucareste, na Romênia, no ano passado. A projeção da ATP indica que o jovem tenista deve aparecer em 63º lugar, podendo descer ainda mais, dependendo dos resultados de outros jogadores.
Quando João Fonseca volta às quadras?
Apesar da oscilação, o cenário para as próximas semanas é otimista. O próximo desafio do tenista de 18 anos será no Masters 1000 de Madrid, a partir do dia 23 de abril. No torneio, ele defende apenas 25 pontos da campanha do ano passado e tem boas chances de recuperar posições com uma performance mais consistente.
A chave ainda não foi confirmada, mas nomes de peso estarão na capital espanhola, como Carlos Alcaraz e Novak Djokovic.
Caso não avance na capital espanhola, ele tem como plano disputar o Challenger 175 de Estoril, em Portugal, na semana seguinte, a partir do dia 27, onde novas oportunidades de pontuar o aguardam.