Consultas públicas sobre escolas cívico-militares em SP começam nesta segunda



Entre em nosso Grupo no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

Começa, nesta segunda-feira (17), o período de consultas públicas para as unidades de ensino estaduais interessadas em aderir ao modelo de escolas cívico-militares em São Paulo.


De acordo com o Governo de SP, as unidades de ensino têm até 31 de março para discutir o novo modelo. A opinião das comunidades escolares deve ser registrada obrigatoriamente na Secretaria Escolar Digital (SED). 



O objetivo é que até 100 unidades do estado adotem o programa. A consulta será feita a representantes de 300 escolas, que no ano passado manifestaram interesse pelo modelo de escolas cívico-militares. Em Mogi das Cruzes, nove escolas estaduais estão nesta lista. Veja a seguir:

  • Escola Professor Jose Sanches Josende
  • Escola Aprigio de Oliveira
  • Escola Professor Francisco de Souza Mello
  • Escola Vereador Narciso Yague Guimarães
  • Escola Frei Thimoteo Van Den Broeck
  • Escola Professor Claudio Abrahao
  • Escola Professora Vania Aparecida Cassara
  • Escola Professor Ilson Gomes
  • Escola Euryclides de Jesus Zerbini


Podem participar da consulta pública: mãe, pai ou responsável pelos alunos menores de 16 anos de idade; estudantes a partir de 16 anos de idade, ou seus familiares, em caso de abstenção de alunos dessa faixa etária. Não é possível o voto do estudante mais o voto do responsável nesse caso; e professores e outros profissionais da equipe escolar.


Durante o processo, se mais do que 100 comunidades escolares manifestarem interesse no programa, serão adotados critérios de desempate para a seleção das unidades. Entre eles: distância de até dois quilômetros de outra unidade que não optou pelo programa, em caso de mais de uma escola interessada na mesma cidade; número de votos válidos a favor da implantação. Para que a votação a favor seja válida, é preciso que 50% dos votantes mais um optem pelo sim; escolas com mais níveis de ensino, ou seja, que ofertam o Ensino Fundamental e o Médio.

Outras duas rodadas de consulta estão previstas para unidades que não atingirem a quantidade de votos válidos. Em 4 de abril, as escolas devem informar sobre a insuficiência e a segunda consulta acontece pela SED entre 7 e 9 de abril. Caso haja a necessidade de uma terceira rodada, o período de votação está previsto para 15 a 17 de abril. O resultado final será divulgado em 25 de abril.

“Nosso objetivo é ouvir a sociedade e a comunidade escolar. A opção pela cívico-militar passa necessariamente pela consulta pública. Esta iniciativa foi estruturada para ser implementada de forma gradual, com muito diálogo e escuta da nossa rede”, disse o secretário-executivo da Seduc-SP, Vinícius Neiva. 

As etapas do processo e a lista de escolas estão publicadas na edição de 28 de fevereiro do Diário Oficial do Estado

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

O que sabemos sobre caso Bruno Henrique, do Flamengo, indiciado pela PF

A Polícia Federal indiciou o atacante Bruno Henrique, do Flamengo, por fraude em competição esportiva.…

NBA: com show de Anthony, Magic vence Hawks e pega Celtics nos playoffs

Com uma atuação decisiva no último quarto, Cole Anthony marcou 13 de seus 26 pontos…

SHPP apreende menor de idade acusado de matar policial penal

Reportagem de: Geovanna Albuquerque O Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) de Mogi das…