A diretoria do Cruzeiro adiantou a contratação do meia Eduardo, campeão Brasileiro e da Libertadores pelo Botafogo este ano. Com 35 anos, o meio-campista não terá o contrato renovado no clube carioca. Sendo assim, ficará livre para assinar vínculo de uma temporada com a equipe celeste.
Destaque do Botafogo, Eduardo é genro de Bebeto, O meia é casado com Stephanie Oliveira, modelo e influenciadora digital, filha do histórico ex-jogador, tetracampeão do mundo com a Seleção Brasileira em 1994.
Eduardo terá uma coincidência importante na carreira com o seu sogro. Bebeto também vestiu a camisa do Cruzeiro.
Isso aconteceu em 1997, na final da Copa Intercontinental, quando o time celeste perdeu por 2 a 0 para o Borussia Dortmund, da Alemanha, no estádio Olímpico, em Tóquio, no Japão.
“Eduardo, um filho que ganhei. Sou Carlos Eduardo futebol clube. É um craque, busca sempre o gol, só dá um toque, tem rapidez, o time anda com ele. Estamos felizes demais. Queria fazer uma pergunta para ele, quando veio para cá, se realmente esperava que o Botafogo fosse lutar pelo título? É o que queria perguntar”, disse Bebeto, ao participar de um programa na ESPN Brasil, em 2023.
E o genro retribuiu os elogios. “Esse daí é um pai para mim, tenho carinho enorme, uma pessoa de coração puro, sincero mesmo. É um fenômeno, não só como jogador, por tudo que representou para o nosso país, mas conheço como pessoa, tenho carinho enorme. Eu o trato como pai e ele me trata como filho. Fico até emocionado porque amo de verdade”, disse Eduardo.
Por que o Cruzeiro quer Eduardo?
De acordo com apuração da Itatiaia, a contratação de Eduardo foi pensada pela polivalência do jogador. O meio-campista pode atuar tanto como segundo volante como meia, o que aumentará as possibilidades táticas do técnico Fernando Diniz.
Eduardo no Botafogo
O contrato de Eduardo com o Botafogo se encerra em 31 de dezembro deste ano. O meia chegou ao clube do Rio de Janeiro em 2022, vindo do Al-Ahli, da Arábia Saudita. O meia viveu o seu melhor momento pelo Fogão na temporada 2023, quando participou de 19 gols em 49 jogos.
Com a camisa do clube da Estrela Solitária, Eduardo fez 98 jogos, marcou 23 gols e deu 12 assistências. Ele ganhou dois títulos pelo Fogão: a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro de 2024.
Superação
Eduardo precisou superar grave lesão nesta temporada. O camisa 33 passou por cirurgia no reto femoral direito e ficou afastado dos gramados por mais de três meses. A lesão custou a titularidade para o meio-campista, que viu o atacante Jefferson Savarino assumir a função como armador do time.
Eduardo se contundiu no triunfo do Botafogo sobre o Vitória, em 11 de julho, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Inicialmente, a previsão era de que o meio-campista poderia nem mesmo voltar a atuar em 2024. Contudo, ele deu a volta por cima e retornou aos gramados em 18 de outubro, no empate com o Criciúma, pela 30ª rodada.
Mesmo com a lesão, Eduardo fez 35 jogos nesta temporada, tendo marcado oito gols e dado quatro assistências. Já no ano passado, quando vivia grande fase e formava dupla com Tiquinho Soares, o meia entrou em campo em 49 oportunidades, balançou as redes 12 vezes e deu sete passes para gol.
Eduardo no Cruzeiro?
O anuncio de Eduardo no Cruzeiro poderá ser feito até mesmo nos próximos dias, tendo em vista o estágio das negociações. O contrato do meio-campista com o Botafogo se encerra em 31 de dezembro deste ano, o que facilita nas tratativas para o fechamento do negócio. Ele pode atuar tanto como segundo volante quanto como armador.
Carreira
Eduardo fez sua estreia como profissional em 2009, quando pertencia ao Desportivo Brasil e foi emprestado ao Ituano. Posteriormente, ele ainda passou por Fluminense e Grêmio Barueri, antes de ir para fora do país. No hemisfério norte, o meia jogou por Estoril-POR, Porto-POR, Nice-FRA, Al-Hilal-SAU, Al-Shabab-SAU e Al-Ahli-SAU.