Alunos de Suzano vencem concurso estadual de redação sobre mudanças climáticas

O Governo de São Paulo anunciou os vencedores do concurso de redação sobre mudanças climáticas. As escolas estaduais vencedoras são de Bragança Paulista, Ribeirão Preto e Suzano. Já os segundos e terceiros colocados representam colégios de Caieiras, Carapicuíba, Mogi das Cruzes, São Carlos, São José do Rio Preto e Taquaritinga. 

O concurso ‘Adapta Escola SP: Mudanças Climáticas e as Ações das Comunidades Escolares do Estado de São Paulo’, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, contou com a participação de 340 jovens, com idades entre 10 e 17 anos.

As redações abordaram questões como o desperdício de alimentos e sua relação com o clima, o papel das abelhas na manutenção do equilíbrio ambiental e a urgência de uma ação global contra as mudanças climáticas.

Foram escolhidos três vencedores de cada categoria. Do Ensino Fundamental I, os selecionados foram os alunos Isabela A., Jaime J. e Stephany L., do 5º ano, da Escola Estadual Dr. Francisco da Cunha Junqueira, de Ribeirão Preto. O tema da redação foi ‘Desperdício de alimentos e o clima’.

Já os vencedores do Ensino Fundamental II são da Escola Estadual Ismael Aguiar Leme, de Bragança Paulista. Os alunos Ana Clara C., Marina Cecília P. e Miguel S., do 9º ano, participaram do concurso com a tema ‘Abelhas: Por que impactam o meio ambiente e de que maneira ajudam nas mudanças climáticas’.

Por fim, os estudantes escolhidos do Ensino Médio são da Escola Estadual Carlos Molteni, de Suzano. Artur M., Heitor F. e Miguel C., da 1ª série, venceram com o tema ‘Mudanças climáticas: A urgência de uma ação global’.

De acordo com o governo estadual, as redações vencedoras foram avaliadas por sua criatividade, originalidade, profundidade de pesquisa e, acima de tudo, pela capacidade de comunicar de forma clara e emocionante a importância de uma ação imediata em defesa da Terra. 

O prêmio para os primeiros colocados, incluindo os alunos, orientadores e a escola, é um notebook para cada um. Os segundos colocados receberão tablets e os terceiros ganharão leitores de livros digitais.  

“Os textos não só abordaram temas relevantes, como também foram capazes de refletir a urgência e a necessidade de mudanças em nosso comportamento, nos mostram que as questões ambientais devem ser tratadas com a seriedade que merecem”, disse Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, Logística e Infraestrutura do Estado de São Paulo. 

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