A premiação da Bola de Ouro ainda segue sendo assunto, mesmo passando um mês da premiação. O presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, se pronunciou sobre a vitória de Rodri e o segundo lugar de Vini Jr. no troféu de melhor jogador da temporada 23/24.
O dirigente do clube espanhol criticou o sistema de votação da revista France Football, responsável pela organização do evento, e destacou a falta de consideração com a opinião popular.
“Vinicius foi o grito da torcida mundial. Mas também a maioria dos leitores do L’Equipe deu Vini Jr. como o vencedor com 41%. Até eles (France Football) próprios fizeram uma pesquisa e Vini ganhou. Há jornalistas que ninguém conhece. Sem os votos de países como Uganda, Namíbia, Albânia e Finlândia, Vinícius teria ganhado esta Bola de Ouro”, afirmou.
O presidente também destacou que o prêmio de Rodri foi merecido na temporada anterior, 2022/23, especialmente devido à conquista de três títulos pelo Manchester City: a Premier League, a Copa da Liga Inglesa e a Champions League.
“Rodri é um grande jogador de futebol. Ele tem todo o nosso amor, mas vou te contar uma coisa. Tuttosport (jornal italiano) disse: “A Bola de Ouro deveria ter ido para o Real Madrid”. Este ano eles compensaram Rodri pelo seu desempenho na temporada passada. Rodri merece a Bola de Ouro, mas não este ano”, declarou.
Florentino afirmou que a revista France Football deveria levar em conta a relevância dos países que participam da votação da Bola de Ouro. Segundo ele, algumas nações muito pequenas e sem grande tradição no futebol tiveram um peso decisivo na disputa, o que acabou tirando o prêmio de Vini Jr.
“Os leitores do L’Equipe apontaram Vinicius como um dos favoritos. Eles mudaram o sistema de votação. É surpreendente que, no futebol, haja países onde jornalistas de lugares com menos de um milhão de habitantes têm direito a voto agora.”