• Home
  • VOLEI
  • Irmãs gêmeas e companheiras de vida, Faiza e Samira competem juntas no Vôlei Master 2024 

Irmãs gêmeas e companheiras de vida, Faiza e Samira competem juntas no Vôlei Master 2024 

Faiza e Samira não vieram como irmãs gêmeas nessa vida por acaso. Melhores amigas e companheiras inseparáveis no dia a dia, elas também não se desgrudam dentro de quadra. Juntas, disputam o Vôlei Master, competição organizada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), que vai até sábado (23/11), em Saquarema.  

Aos 10 anos, as gêmeas começaram a jogar vôlei na AABB Tijuca, no Rio de Janeiro. Logo, a qualidade das irmãs ficou evidente, e elas foram federadas. A carreira durante os anos de base foi vencedora. Além da AABB, elas vestiram as camisas do Fluminense e do Botafogo. Porém, como na época não havia competições adultas no Rio de Janeiro, Faiza e Samira migraram para o vôlei de praia para disputar o Circuito Brasileiro. 

“Já nos primeiros torneios, competimos de igual para igual com duplas que estavam em atividade há anos. Nós entrávamos com a vontade de jogar e o amor pelo vôlei. Aquilo foi como um aviso de que estávamos no caminho certo, e poderíamos ter sucesso jogando na praia”, recorda Faiza. 

No retorno ao Rio de Janeiro, um episódio mudou para sempre a trajetória das irmãs. Ainda inseguras com relação ao futuro da dupla, Faiza e Samira estavam no carro paradas em um sinal na Lagoa Rodrigo de Freitas, quando viram no veículo ao lado ninguém menos que Jorge Barros, o Jorjão, treinador da comissão técnica da Geração de Prata, que faleceu em 2023.  

“Naquele momento, tivemos o mesmo estalo e falamos que ele seria o nosso técnico. E nunca havíamos tido contato algum com ele. Corremos atrás, contamos pra ele sobre esse dia no sinal, e tudo deu super certo. Somos muito gratas ao Jorjão, pois sem ele nunca teríamos tido a carreira que tivemos. Ele foi nosso treinador na praia por sete anos. Tudo o que conquistamos no vôlei foi graças a ele”, diz Samira. 

Faiza sempre foi atacante. Samira, levantadora. Tanto dentro quanto fora de quadra, as irmãs sempre se completaram. A relação com o Vôlei Master também é antiga. Atualmente com 47 anos, jogaram a competição pela quinta vez. Vestindo juntas a camisa do Mundo Vôlei, foram eliminadas nas quartas de final. Mas em jornada dupla, Faiza jogou também pelo Superball Vôlei, e se sagrou campeã na categoria 35+, ao lado da medalhista olímpica Fernanda Venturini. 

“O Vôlei Master é especial. Muita gente boa jogando em todas as categorias. Além de ser uma superação para todos nós. É muito bom estar aqui. Enquanto estivermos inteiras, viremos sempre”, finalizam as gêmeas.  

VÔLEI MASTER 2024 

O evento master mais tradicional do voleibol brasileiro está de volta. A partir de sábado (16/11), a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) realiza o Vôlei Master 2024, no Centro de Desenvolvimento do Voleibol Enel, em Saquarema. A 19ª edição da competição será classificatória para a segunda edição da Superliga Master, que acontece em 2025.  

Durante os oito dias de competições, mais de 2000 atletas estarão envolvidos no evento. Serão 156 equipes em ação nas oito quadras indoor (1531 atletas), representando 14 estados brasileiros. Nas seis quadras de areia, 208 duplas e 115 quartetos reúnem 630 atletas. Entre os inscritos, ídolos históricos do vôlei nacional, como Fernanda Venturini (bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996), Karin Rodrigues (bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000) e Pará, campeão mundial de vôlei de praia em 1997.  

“O Vôlei Master é um dos eventos mais tradicionais do voleibol nacional. Mostra a paixão de brasileiros de todo o país pelo esporte, reúne grupos de amigos da vida inteira, e permite que fãs joguem ao lado de ídolos. Ficamos muito felizes de realizar mais uma edição do evento, com mais de dois mil participantes. O voleibol é excelência e competição, mas também é saúde, amizade, exemplo”, diz Radamés Lattari, presidente da CBV.   

Classificatório para a Superliga Master  

Para estimular ainda mais a prática do vôlei pelos veteranos, a CBV criou a Superliga Master, que começou a ser disputada em 2024. O Vôlei Master deste ano classificará 33 equipes para a competição nacional: os três primeiros colocados da categoria 40+ feminino, os quatro primeiros colocados das categorias 45+, 50+ e 55+ feminino, 40+ e 50+ masculino, e os cinco primeiros colocados nas categorias 45+ e 55+ masculino.  

Categorias do Vôlei Master 2024  

Quadra: 35+ (F/M), 40+ (F/M), 45+ (F/M), 50+ (F/M), 55+ (F/M), 59+ (F/M), 63+ (F/M), 67+ (F/M) e 70+ (F/M)  

Praia: 35+ (F/M), 40+ (F/M), 45+ (F/M), 50+ (F/M), 55+ (F/M), 59+ (F/M) e 63+ (F/M). 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Cruzeiro recebe “torcida especial” de times brasileiros; entenda

A final da Copa Sul-Americana entre Racing e Cruzeiro acontece neste sábado (23), às 17h…

Em alta aos 38 anos, Marta tenta levar Orlando Pride ao primeiro título da NWSL

Neste sábado (23), a partir das 22h (de Brasília), Marta pode escrever mais um capítulo…

Brasileirão: Fluminense leva virada do Fortaleza, mas arranca empate no fim

Fluminense e Fortaleza ficaram no empate, por 2 a 2, em pleno Maracanã, em jogo…