Racing e Cruzeiro disputam a final da Copa Sul-Americana neste sábado (23), a partir das 17h, no estádio La Nueva Olla, casa do Cerro Porteño, em Assunção, no Paraguai. As equipes vão em busca do título inédito.
Curiosamente, um time mexicano — portanto, da América do Norte, ainda que da América Latina — já conquistou a Sul-Americana. Foi o Pachuca, em 2006. Naquela edição, o Toluca era outro representante do México, e a Concacaf enviou ainda o Alajuelense, da Costa Rica, para a disputa.
O Pachuca começou a Sul-Americana diretamente nas oitavas de final, etapa na qual eliminou o Tolima com placar agregado de 6 a 3. Na sequência, a classificação saiu com 5 a 2 sobre o Lanús após as duas partidas.
Os tuzos tiveram maior facilidade nas semifinais: foram duas vitórias sobre o Athletico-PR para chegar à decisão com 5 a 1 no somatório das partidas. Na decisão, empataram em casa por 1 a 1 com o Colo-Colo, mas foram ao Chile, conseguiram a virada por 2 a 1 e ficaram com o título.
Os times mexicanos (e da Concacaf no geral), cabe destacar, não disputam a Sul-Americana desde 2008 — Pumas, em 2005, e América, em 2007, ainda foram vice-campeões. Já da Libertadores, estão fora desde 2016 — tiveram as finais de Cruz Azul, em 2001, Chivas, em 2010, e Tigres, em 2015, como melhores resultados.