• Home
  • FUTEBOL
  • Agressivo, Cruzeiro “tira“ ídolos de maiores torcidas do Brasil e mostra força

Agressivo, Cruzeiro “tira“ ídolos de maiores torcidas do Brasil e mostra força

Os atuais dirigentes da Sociedade Anônima de Futebol do Cruzeiro (SAF) adotaram perfil agressivo no mercado da bola desde que assumiram a gestão do clube. Depois de tirarem o goleiro Cássio do Corinthians, em uma transação muito comentada em todo o Brasil, os dirigentes celestes estão prestes a contratar outro ídolo de um grande clube do país: Gabigol, do Flamengo.

Gabigol confirmou logo após a conquista da Copa do Brasil sobre o Atlético, na Arena MRV, em Belo Horizonte, que deixará o Flamengo ao fim do ano. O jogador de 28 anos tem conversas em curso com o Cruzeiro e tudo indica que caminhará para uma oficialização.

“O jogador entendeu que o Cruzeiro seria um grande clube pra ele”, disse Marcos Braz, dirigente do Flamengo, na zona mista da Arena MRV.

O atacante é um desejo antigo de Pedro Lourenço, gestor da SAF celeste. As negociações avançaram após o estafe do atacante decidir que não renovaria com o Flamengo.

Perfil de Alexandre Mattos

Atual CEO do Cruzeiro, Alexandre Mattos tem fama de buscar nos bastidores contratações de impacto para os clubes onde trabalha. Foi assim na própria Toca da Raposa II em sua primeira passagem, entre 2012 e 2014, no Palmeiras (entre 2015 e 2019), Atlético (entre 2020 e 2021), Athletico-PR (2022 e 2023) e Vasco (até março de 2024).

Mattos, por meio de gastos milionários, contratou jogadores como Júlio Baptista, Everton Ribeiro, Ricardo Goulart, dentre outros no Cruzeiro; contratou Dudu para o Palmeiras, além dos colombianos Borja e Mina; ajudou na montagem do time do Atlético que ganhou o Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, em 2021; tirou o promissor Vitor Roque do Cruzeiro e levou para o Athletico-PR, dentre outras negociações de muito impacto no mercado nacional.

Com esse perfil, Mattos, autorizado por Pedro Lourenço, negocia a contratação do atacante Gabigol.

O que diz o Cruzeiro?

À Itatiaia, Mattos, confirmou que Gabigol está nos planos do Cruzeiro, mas destacou que ainda não é possível tratá-lo como reforço, pois nada está assinado entre as partes. O executivo admitiu que tem conversado com os representantes de Gabigol sobre a possibilidade de o atacante reforçar o clube a partir da próxima temporada.

Negociação com maior ídolo recente do Palmeiras

Alexandre Mattos também negociou com o maior ídolo recente do Palmeiras. Tanto que adota cautela na negociação com Gabigol por causa do negócio frustrado com o palmeirense.

O Cruzeiro chegou a anunciar a contratação de Dudu, mas o negócio não foi para frente, em junho deste ano.

À época, o jogador acertou tudo com a direção cruzeirense e foi anunciado como reforço. Dois dias depois, o jogador desistiu e decidiu seguir em São Paulo. Não havia contrato assinado entre as partes.

Por que o Cruzeiro quer Gabigol?

Campeão 13 vezes pelo Flamengo em cinco anos, Gabigol será a grande aposta técnica do Cruzeiro nas próximas quatro temporadas para buscar títulos de expressão. Fora de campo, o atacante de 28 anos também poderá ser aliado em muitos projetos que visam ao aumento da arrecadação na SAF de Pedro Lourenço.

Sócio 5 Estrelas

Gabigol pode ser um trunfo do Cruzeiro para elevar o número de sócios-torcedores. No momento, o clube tem pouco mais de 85 mil membros do programa Sócio 5 Estrelas. A meta desejada por Pedro Lourenço é superar os 100 mil integrantes em 2025.

Vendas de camisas e itens licenciadosTão logo se oficialize a contratação, Gabigol terá impacto positivo na venda de camisas e itens licenciados. O Cruzeiro acaba de estender o contrato com a fornecedora de material esportivo Adidas por cinco anos e certamente criará estratégias para gerar novas receitas. Itens licenciados do clube, relacionados ao atacante, também terão grande potencial de venda.

Rendas

Desde a aquisição da SAF por Pedro Lourenço, os jogos do Cruzeiro passaram a ter maior presença de público, com médias no Mineirão superiores a 40 mil pessoas. A presença de Gabigol no ataque celeste tende a despertar ainda mais interesse nas partidas dentro de casa e também como visitante em outros estados.

Maior apelo com o público infantilGabriel Barbosa gerou forte conexão com o público jovem e infantil em seus cinco anos de Flamengo. Os gols decisivos e sua forma de comemorar podem também desenvolver uma idolatria entre os cruzeirenses de todas as idades. Logo, isso pode ser convertido pelo clube em produtos que atinjam diferentes nichos.

Novos acordos de patrocínio

Depois de renovar contrato com a Adidas por valor recorde e também ampliar o patrocínio máster com a Betfair (saltou de R$ 25 milhões para R$ 43 milhões anuais), o Cruzeiro pode atrair novas marcas para sua camisa a partir da chegada de Gabriel Barbosa.

Herdar fãs de GabigolÍdolo histórico do Flamengo e multicampeão, com 13 títulos, Gabriel Barbosa pode atrair para o Cruzeiro torcedores que o admiram em Minas Gerais e em outros estados.

Benefícios em campo

Não bastassem os negócios que podem surgir a partir da contratação de Gabigol, o time terá benefícios em campo ao contar com o atacante de 28 anos.

Na passagem pelo Flamengo, Gabigol disputou até aqui 305 partidas, com 160 gols, 44 assistências, prêmios individuais e 13 conquistas.

Títulos de Gabigol no Flamengo

  • Copa Libertadores: 2019 e 2022
  • Recopa Sul-Americana: 2020
  • Campeonato Brasileiro: 2019 e 2020
  • Copa do Brasil: 2022 e 2024
  • Supercopa do Brasil: 2020 e 2021
  • Campeonato Carioca: 2019, 2020, 2021 e 2024

Artilharias de Gabigol no Flamengo

  • Copa Libertadores da América: 2019 (9 gols)
  • Campeonato Brasileiro: 2019 (25 gols)
  • Campeonato Carioca: 2020 (8 gols)
  • Copa Libertadores da América: 2021 (11 gols)
  • Campeonato Carioca: 2022 (9 gols)
  • Supercopa do Brasil: 2023 (2 gols)

Números de Gabigol no Flamengo

  • 305 partidas
  • 160 gols
  • 44 assistências
  • 13 títulos

Números de Gabigol no Flamengo por temporada

  • 2024 – 35 jogos, 7 gols, 1 assistência
  • 2023 – 58 jogos, 20 gols, 4 assistências
  • 2022 – 63 jogos, 29 gols e 5 assistências
  • 2021 – 45 jogos, 34 gols e 10 assistências
  • 2020 – 43 jogos, 27 gols e 12 assistências
  • 2019 – 59 jogos, 43 gols e 12 assistências

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Confira as atrações da Festa de Nossa Senhora da Escada, em Guararema

Reportagem de: O Diário A Festa de Nossa Senhora da Escada, em Guararema, seguirá sendo…

Mike Tyson desafia novo YouTuber e explica mordidas na luva durante combate

Apesar da derrota para Jake Paul, por pontos, na madrugada deste sábado (16), Mike Tyson…

Zubeldía vê Calleri “pressionado“, mas não deve tirá-lo do São Paulo

A competitividade interna no setor ofensivo do São Paulo aumentou e, após Ferreira, Wellington Rato e Erick disputarem…