Vencer confrontos diretos no segundo turno da Série A do Campeonato Brasileiro virou a marca do Vitória. O time treinado por Thiago Carpini ganhou todos os seis jogos contra adversários que lutam contra a zona de rebaixamento na metade final da competição.
Os rivais foram Cuiabá, Atlético-GO, Juventude, Red Bull Bragantino, Fluminense e Athletico-PR. O Leão marcou nove gols e sofreu apenas dois no período.
No próximo sábado (9), a equipe rubro-negra terá mais um desses duelos pela frente. A partir das 16h30 (de Brasília), no Barradão, em Salvador (BA), o Leão enfrenta o Corinthians, pela 33ª rodada do Brasileirão.
Os dois clubes possuem 38 pontos neste momento, mas os baianos estão na frente (em 12º) por causa do número de vitórias. O Timão é o 13º colocado. Já o Athletico-PR, time que abre o Z4, tem quatro pontos a menos que ambos.
Campanha de “G6”
O bom retrospecto nos confrontos diretos leva o Vitória a ter uma “campanha de G6” no segundo turno. Com 23 pontos conquistados em 13 rodadas, o Rubro-Negro tem a sexta melhor campanha da Série A no período.
Apenas Internacional (28), Botafogo (27), Fortaleza (27), Palmeiras (25) e Grêmio (24) foram superiores até então. É uma diferença gritante em relação ao primeiro turno, no qual o Leão conquistou apenas 18 pontos em 19 rodadas.
Chances de rebaixamento
De acordo com dados do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Vitória tem 9,7% de chances de cair para a Segunda Divisão. É a menor porcentagem desde o início do Brasileirão.
A probabilidade de se classificar para a Copa Sul-Americana do ano que vem, por outro lado, cresceu para 38,2%. Se o campeonato acabasse neste momento, o clube conquistaria a vaga para o torneio continental.
Os confrontos diretos do Vitória no returno
- Vitória 1 x 0 Cuiabá
- Atlético-GO 0 x 2 Vitória
- Vitória 1 x 0 Juventude
- Vitória 1 x 0 Red Bull Bragantino
- Vitória 2 x 1 Fluminense
- Athletico-PR 1 x 2 Vitória