Dois dos participantes das divisões de acesso do Campeonato Paulista anunciaram que ficarão fora da próxima temporada, gerando um efeito cascata que fará três times subirem na pirâmide estadual. O primeiro a pedir licenciamento foi o Red Bull Bragantino II, que optou por não disputar a Série A3. O outro é o Ska Brasil, que abriu mão da vaga na Série A4.
Sem a dupla, foram abertas uma vaga na Série A3 e duas na Série A4. Melhor eliminado na semifinal da Série A4, o XV de Jaú irá para a Série A3. Já Araçatuba e Inter de Bebedouro, que caíram na semifinal da Segunda Divisão Paulista, seguem para a Série A4.
Red Bull já mexeu com divisões de acesso anteriormente
O Red Bull Bragantino II é o antigo Red Bull Brasil, que jogava em Campinas. Fundado em 2007, estreou nos gramados em 2008 e conquistou o acesso para a Série A3 já em 2009. Chegou à Série A1 do Paulistão em 2015, após o vice da Série A2 em 2014. Mas o Toro Loko jamais conseguiu ter o mesmo sucesso nas divisões de acesso do Campeonato Brasileiro.
Nas duas vezes em que disputou a Série D, em 2015 e 2017, ficou distante de conseguiu subir de divisão. Por isso, em 2019, a Red Bull comprou o Bragantino, que estava na Série A1 do Paulistão e na Série B do Brasileirão. Logo na primeira disputa, conseguiu o título da Série B e o acesso à Série A.
Entretanto, os regulamentos impedem que um mesmo grupo, empresa ou clube tenha dois times na mesma divisão. Assim, a Red Bull acabou optando por dar preferência ao Bragantino, o que fez o Red Bull Brasil cair para a Série A2 do Paulistão. Curiosamente, isso também mexeu com as divisões de acesso na ocasião.
O Água Santa, terceiro colocado na Série A2 de 2019, ficou com a vaga aberta na Série A1 do Paulistão para 2020. Já o Mirassol herdou a vaga na Série D do Brasileirão a que o Red Bull Brasil tinha direito após grande campanha na Série A1 do Paulistão de 2020, com título do Interior após queda nas quartas de final.
Em 2022, o Red Bull Brasil foi rebaixado na Série A2. Já no começo do ano passado, houve a mudança de nome para Red Bull Bragantino II, deixando ainda mais claro no nome que a intenção era ajudar na formação de jogadores, tal qual acontece com times B na Europa. Como Red Bull Bragantino II, foram duas disputas de Série A3 do Paulistão: décimo lugar em 2023 e queda nas quartas de final na atual temporada após terminar a primeira fase na quinta colocação.
Ska Brasil pertence a pentacampeão
O Ska Brasil, por outro lado, mandava os jogos em Santana de Parnaíba é presidido por Edmílson, ex-volante de São Paulo, Palmeiras e Barcelona que foi campeão mundial com a Seleção Brasileira em 2002.
A Águia ficou a detalhes de conquistar o acesso na Série A4 do Paulistão neste ano — ficou no 0 a 0 de ambas as partidas semifinais diante da Francana, que conseguiu a classificação por ter melhor campanha.