Lando Norris, da McLaren, terminou a classificação do Grande Prêmio de São Paulo da Fórmula 1 em primeiro lugar, com tempo de 1m23s405. George Russell, da Mercedes, ficou com a segunda posição no gri, enquanto Yuki Tsunoda, da RB, fechou o top 3.
Max Verstappen, atual líder do campeonato, vai largar somente em 17º, já que caiu no Q2 e já tinha sido punido na última sexta-feira com a queda de cinco posições no grid de largada após a Red Bull trocar o motor de combustão interna do RB20. Lewis Hamilton, pela Mercedes, sai em 15º.
A corrida estava prevista para ser realizada no sábado, às 15h, mas, por conta das chuvas, foi adiada para domingo pela manhã. A disputa foi caótica, a pista estava molhada, e houve acionamento da bandeira vermelha cinco vezes, além da amarela ter aparecido algumas vezes.
Franco Colapinto, da Willians, perdeu o controle e sofreu uma colisão no Q1 e abandonou a corrida. No segundo quali, Carlos Sainz e Lance Stroll bateram e também deixaram a prova. Na segunda interrupção, Verstappen acabou sendo prejudicado pela bandeira vermelha de Stroll.
O holandês estava em volta lançada, fora da zona de pilotos que avançariam ao Q3, e, com a interrupção no final do Q2, não conseguiu completar o giro, foi eliminado e terminou em 12º. Com a punição, começa o GP em 17º.
Fernando Alonso, da Aston Martin, perdeu o controle e bateu na saída do Bico de Pato. Por fim, a menos de 3 minutos para o fim, Alexander Albon, da Williams, bateu no final da reta principal.
O GP de São Paulo está previsto para começar às 12h30.
Grid de largada
- Lando Norris (McLaren)
- George Russell (Mercedes)
- Yuki Tsunoda (RB)
- Esteban Ocon (Alpine)
- Liam Lawson (RB)
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Alexander Albon (Williams)
- Oscar Piastri (McLaren)
- Lance Stroll (Aston Martin)
- Fernando Alonso (Aston Martin)
- Valtteri Bottas (Sauber) – Q2
- Sergio Pérez (RBR) – Q2
- Carlos Sainz (Ferrari) – Q2
- Pierre Gasly (Alpine) – Q2
- Lewis Hamilton (Mercedes) – Q1
- Oliver Bearman (Haas) – Q1
- Max Verstappen (RBR) – Q2
- Franco Colapinto (Williams) – Q1
- Nico Hulkenberg (Haas) – Q1
- Guanyu Zhou (Sauber) – Q1