Reportagem de: Fabio Pereira
Assista reportagem em vídeo:
A Prefeitura de Guararema justificou nesta sexta-feira (1º/11) a decisão de não realizar, neste ano, o “Cidade Natal”, evento tradicional do município. “A iniciativa demanda alto investimento que, no devido momento, será direcionado às ações prioritárias que já estão em andamento na cidade”. De acordo com a administração municipal, a estimativa financeira para a execução de uma edição do “Cidade Natal” está entre R$ 6 e R$ 7 milhões.
O montante para a realização dos festejos do fim de ano na cidade inclui a contratação de atrações, iluminação e infraestrutura de segurança, trânsito, limpeza e outros custos. Esta é a quarta vez que o evento não será realizado, assim como já aconteceu em 2016, também por razões financeiras, e em 2020 e 2021, em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Um ofício foi protocolado nesta sexta-feira pelo presidente da Associação Comercial do município, Silvio Nunes, durante protesto de comerciantes para reavaliar a decisão tomada em relação ao cancelamento do evento “Cidade Natal”. Segundo Nunes, ele entrará em contato diariamente para buscar um posicionamento.
ASSISTA AO PROTESTO ABAIXO:
Comunicado
Em nota, a Prefeitura de Guararema confirmou o recebimento do documento. “O ofício protocolado na Prefeitura de Guararema pelo presidente da Associação Comercial de Guararema nesta sexta-feira [1º de novembro] seguirá os trâmites regulares de protocolos e será encaminhado à secretaria responsável”, informa o comunicado.
Mesmo com o cancelamento, a decoração natalina havia sido iniciada na cidade. Sobre isso, a nota explica que a prefeitura ainda estava avaliando a possibilidade de realizar o “Cidade Natal” neste ano, ainda que fosse em versão reduzida. Também em nota, foi destacado que, apesar do cancelamento do evento, a cidade deve receber visitantes nos próximos meses, o que vai continuar movimentando a infraestrutura turística e também o comércio local.
Recursos
A administração municipal justificou ainda que os recursos financeiros que seriam destinados ao evento, como enfeites, iluminação, trânsito e segurança, serão redirecionados para o avanço da construção do Hospital Municipal, que já está 90% concluído.
A administração, ainda por meio do comunicado, destacou outras obras que serão executadas com o recurso como a construção da sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Guararema, a construção de três novas escolas, a reforma do Teatro Municipal, entre outros equipamentos.