• Home
  • FUTEBOL
  • Jornal que chamou Vinicius Jr. de Pinóquio provoca após Bola de Ouro

Jornal que chamou Vinicius Jr. de Pinóquio provoca após Bola de Ouro

A capa do jornal valenciano Superdeporte desta terça-feira (29) é uma clara provocação ao brasileiro Vinicius Jr., que não venceu o prêmio Bola de Ouro, realizado pela revista francesa France Football.

“Vini, vidi, vici”, escreveu o diário em cima da foto de Rodri e de Aitana Bonmati com os troféus de melhor jogador e melhor jogadora. A palavra “vini” aparece destacada em amarelo e foi um trocadilho com o nome do brasileiro.

 

A frase correta seria “veni, vidi, vici”, que, em português, significa “vim, vi e venci”. A frase ficou famosa por causa do general e líder político da República Romana Júlio César, que a proferiu em 47 a.C. após vitória avassaladora sobre o rei Fárnaces II do Ponto no duelo que ficou conhecido como Batalha de Zela.

Capa do jornal Superdeporte com provocação a Vinicius Jr.
Capa do jornal Superdeporte com provocação a Vinicius Jr. • Reprodução

Atualmente, a expressão é usada em situações de sucesso rápido e indiscutível.

O jornal ainda escreveu: “Vinicius voltará ao estádio Mestalla sábado sem ser eleito”. Neste sábado (2), o Real Madrid vai jogar contra o Valencia no Mestalla, estádio em que sofreu o pior episódio de racismo na carreira.

Em maio do ano passado, Vini Jr ouviu gritos de “mono” (macaco, em espanhol) de parte da torcida valenciana, durante jogo contra o Valencia válido pela 35ª rodada de LaLiga.

Jornal chamou Vinicius Jr. de Pinóquio

No dia 6 de outubro do ano passado, a capa do jornal foi a imagem de Vinícius Júnior com o título “Pinóquio” e uma montagem de um nariz como alusão ao personagem. O diário fez referência à história de um boneco de madeira que, toda vez que mentia, o próprio nariz aumentava de tamanho.

Jornal espanhol chama Vinícius Júnior de "Pinóquio"
Jornal espanhol chama Vinícius Júnior de “Pinóquio” • Reprodução/Jornal Super Deporte

“O madridista reconhece que provocou a torcida, mas mente à juíza ao apontar todo o Mestalla pelos insultos racistas”, consta também na capa. Na ocasião, o brasileiro chegou a discutir com torcedores, a partida foi paralisada e jogadores das duas equipes trocaram empurrões.

A publicação foi feita um dia após Vini ter prestado depoimento no processo que investigava insultos racistas sofridos por ele durante partida de maio do ano passado, que foi realizada no Mestalla.

De acordo com a agência de notícias EFE, o atacante reafirmou que foi vítima de insultos racistas e destacou a intenção de seguir com o processo. O brasileiro teria dito que as ofensas se deram apenas pela cor da pele dele e que cânticos se espalharam por todo o estádio.

Em junho deste ano, LALIGA anunciou a prisão de três torcedores do Valencia pelo caso. O trio também foi condenado a oito meses de prisão, banido por dois anos dos estádios, e terão que arcar com as custas do processo.

O resultado foi a primeira sentença condenatória por insultos racistas em um estádio na Espanha na história. Os três acusados foram considerados culpados de “delito contra a integridade moral do art. 173.1 do Código Penal com agravante de discriminação por motivos racistas (art. 22.4 do Código Penal)”.

Durante a audiência, os acusados leram uma carta com pedido de desculpas a Vinicius Júnior, a LALIGA e ao Real Madrid.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

GERANDO FALCÕES PROMOVE MUTIRÃO DE EMPREGABILIDADE EM MOGI DAS CRUZES (SP) COM OFERTA DE 200 VAGAS PARA MULHERES

Na próxima segunda (18), a Gerando Falcões promove, em parceria com a ONG Resiliência Azul,…

Cristiano Ronaldo revela prazo para se aposentar; veja quando

Peça importante da Seleção de Portugal durante a vitória sobre a Polônia, por 5 a…

Sport enfrenta Ponte Preta para se manter firme na briga pelo acesso

Para se manter firme na briga pelo acesso, o Sport precisa de um bom resultado contra a…