Com uma temporada digna de premiação, principalmente por atestar o seu poder de decisão em fases finais de grandes campeonatos, Vini Jr. é favorito à Bola de Ouro. O camisa sete Merengue marcou 24 gols e deu 11 assistências em 45 partidas, contando os jogos pela Seleção Brasileira, e levantou os troféus da Champions, Supercopa da UEFA, LALIGA e Supercopa da Espanha.
Para o ex-jogador Denilson, que conhece bem o futebol espanhol (e é ídolo por lá), Vini Jr. merece, sim, a Bola de Ouro. Em entrevista exclusiva à CNN, o pentacampeão afirmou que Vinicius é a maior referência brasileira na Europa, no atual cenário do futebol.
“Ele merece [a Bola de Ouro], não só pelo o que passou dentro de campo com a questão do racismo – e foi resiliente em relação a isso – e levantou uma bandeira, mas falando tecnicamente é um cara que está jogando em alto nível há um bom tempo. Então merece, sim, ganhar essa Bola de Ouro”.
Segundo Denilson, uma possível vitória do brasileiro na premiação da France Football colocaria o Brasil novamente em um patamar de maior respeito no futebol internacional.
“Nós tínhamos perdido um pouco essa referência de jogadores atuando no futebol europeu – e sendo destaques nos principais clubes. […] Tivemos um hiato de atletas sendo referências e agora estamos tendo esse retorno, com Vinicius Jr. e Raphinha. Talvez o Endrick daqui alguns anos”, avaliou Denilson.
Falta de protagonismo de Vini Jr. na Seleção
Segundo Denilson, Vini Jr. ainda precisa assumir o protagonismo da Seleção Brasileira para se tornar um jogador completo.
O pentacampeão afirmou que esperava que Vinicius assumisse a responsabilidade com a Amarelinha após a contusão de Neymar, que o tirou dos gramados por um ano.
“Era o momento dele [Vinicius] bater no peito e assumir a responsabilidade. Isso não aconteceu. Os números dizem, a performance dele fala por si só em relação à Seleção”, disse Denilson.
“Se ele conseguir se tornar essa referência na Seleção Brasileira, aí, pra mim, ele se torna um jogador completo”, afirmou o ídolo do Real Betis.
Brasileiros vencedores da Bola de Ouro
O futebol brasileiro passa por um período de 17 anos sem a conquista da Bola de Ouro. O último vencedor do prêmio foi o meia Kaká, em 2007, quando atuava pelo Milan.
Ao todo, durante toda a história da premiação, quatro jogadores do nosso país receberam a honraria. Além de Kaká, último vencedor, Ronaldinho Gaúcho (2005, pelo Barcelona), Ronaldo (1997 e 2002, por Inter de Milão e Real Madrid, respectivamente) e Rivaldo (1999, pelo Barcelona) também levaram a Bola de Ouro para casa.