Quem acompanha basquete e abriu as redes sociais nas últimas horas foi impactado por um dado trazido pelo StatMamba, perfil dedicado a estatísticas da NBA e da WNBA: o Los Angeles Lakers começou 2024/25 com duas vitórias em duas partidas, e LeBron James sempre foi à final da liga após largar a temporada com 2-0.
Fomos, então, investigar a informação, que se mostrou verídica. A primeira decisão do King na NBA foi em 2006/07, quando perdeu o título para o San Antonio Spurs após vencer Washington Wizards e o próprio Spurs nos primeiros jogos da temporada.
O mesmo se repetiu em 2011/12. No segundo ano vestindo as cores do Miami Heat, LeBron derrotou Dallas Mavericks e Boston Celtics, inaugurando a campanha que terminaria com o primeiro título do craque na NBA.
A sequência de 2-0 voltou a se repetir apenas em 2016/17, quando LeBron já estava no terceiro ano ano da segunda passagem pelo Cleveland Cavaliers. James bateu New York Knicks e Toronto Raptors nos primeiros jogos. A temporada terminaria com revés na final diante do Golden State Warriors.
Os Cavs voltaram a abrir 2-0 em 2017/18, a última temporada de LeBron James em Cleveland: Boston Celtics e Milwaukee Bucks caíram para a equipe que seria vice-campeã mais uma vez para os Warriors.
Começo com 1-1 não impediu ida à final da NBA
LeBron James chegou à decisão da NBA mais outras meia dúzia de vezes. Em todas essas outras seis finais, as equipes com o King largaram com uma vitória e uma derrota. Em 2011, pelo Miami Heat, estreou perdendo para o Boston Celtics, mas se recuperou e venceu o Philadelphia 76ers na sequência. Os Mavs seriam os campeões.
Em 2013, seria bicampeão com os Heat, mas começou vencendo os Celtics e perdendo para o New York Knicks. Em 2014, na última temporada pela franquia da Flórida na estreia, saiu vencendo o Chicago Bulls, mas, na sequência, perdeu para os 76ers. Os Spurs foram responsáveis por impedir o three-peat.
Em 2015, os Knicks jogaram água no chope na reestreia de LeBron pelos Cavs, que se recuperaram batendo os Bulls na partida seguinte e perderiam o título para os Warriors. Em 2016, os Bulls venceram na estreia dos Cavs, que bateram o Memphis Grizzlies no segundo confronto daquela temporada e seriam campeões inéditos.
Em 2020, quando venceria o Miami Heat na decisão disputada na ‘bolha da Disney’ por conta da pandemia de Covid-19, LeBron abriu a segundo temporada pelos Lakers caindo para o Los Angeles Clippers e ganhando do Utah Jazz.