O Cruzeiro retomou conversas nos últimos dias para ter o atacante Dudu, do Palmeiras, em 2025, mas praticamente desistiu da negociação ao perceber que há grande rejeição da torcida em relação ao nome do atleta.
Principal organizada do Cruzeiro, a torcida Máfia Azul chegou a enviar uma extensa nota à imprensa nesta sexta-feira (25) para se mostrar contrária à retomada das negociações.
“A TORCIDA MÁFIA AZUL em nome de todos 12 milhões de torcedores do Cruzeiro Esporte Clube vem a público para expressar sua insatisfação e completa discordância em relação à possibilidade de contratação do atacante Dudu, do palmeiras, em 2025. Lembramos que, em uma transação passada, o jogador esnobou o Cruzeiro e fez tanto a torcida quanto o clube de palhaços, deixando claro sua falta de respeito e desinteresse em vestir a camisa estrelada”, escreveu a organizada (veja imagem abaixo).
Dudu aqui não!
Click no link e confira nosso manifesto na íntegra.
🔗: https://t.co/LC2SGKZix6 pic.twitter.com/TWIHLdPlOd
— Máfia Azul (@mafiaazulofc) October 25, 2024
Em 15 de junho, Dudu foi anunciado como reforço do Cruzeiro pela gestão atual da Sociedade Anônima do Futebol. Dois dias depois, o jogador “roeu a corda” e anunciou que ficaria no Palmeiras.
A questão é que Dudu se deu mal ao ficar no Palmeiras e percebeu que não teria o mesmo espaço de antes com o técnico Abel Ferreira. Desde junho, ele foi acionado em apenas 13 jogos, sempre como suplente, e não conseguiu marcar gols ou dar assistências.
Como apurou a Itatiaia, com três fontes envolvidas na negociação, as partes retomaram as conversas nos últimos dias para estudar uma maneira de Dudu deixar o Palmeiras e fechar com o Cruzeiro.
Tão logo a notícia veio à tona, pelo portal Goal e pela Itatiaia, a repercussão na torcida do Cruzeiro foi imediata contra a contratação de Dudu.
Como consequência, o Cruzeiro ajustou seus posicionamentos públicos em contato com a imprensa.
Às 14h52, o Cruzeiro informou que só se manifestaria sobre a próxima janela de transferências depois das competições deste ano. Já às 17h33, o clube enviou novo posicionamento sobre Dudu e informou que a “informação (de retomada de conversas) não procede”.
Uma fonte do Cruzeiro chegou a reforçar que a chance de Dudu jogar no clube em 2025 não existe. Logo, tudo indica que houve mesmo desistência na gestão da SAF mediante forte rejeição ao nome.
Cria da Toca
Dudu foi revelado pelo Cruzeiro em 2009. Naquela temporada, o então jovem atacante fez seis jogos pela equipe. A estreia aconteceu contra o Palmeiras, clube em que ele é ídolo, com derrota celeste por 3 a 1, fora de casa, pelo Campeonato Brasileiro.
Na temporada seguinte, Dudu fez apenas um jogo pelo Cruzeiro. Com apenas 18 anos, ele foi emprestado ao Coritiba para a disputa da Série B e ficou na equipe paranaense até o fim do ano.
Já em 2011, o ainda jovem jogador retornou ao clube mineiro e foi integrado ao time principal. Naquele ano, ele entrou em campo em 18 vezes, marcou dois gols e deu duas assistências.
Ainda que tivesse começado a receber oportunidades com a camisa do Cruzeiro, Dudu ganhou os holofotes de todo o mundo quando jogou pela Seleção Brasileira de base. O atacante foi um dos principais jogadores do título do mundial sub-20. Naquele torneio, ele entrou em campo sete vezes e marcou dois gols.
Tamanho destaque fez com que Dudu fosse negociado com o Dynamo Kyiv, da Ucrânia, por 5 milhões de euros – cerca de R$ 11,6 milhões na época. Porém, no frio da Europa, o atacante pouco jogou, e retornou ao futebol brasileiro em 2014, para o Grêmio, por empréstimo.
Com a camisa do Tricolor Gaúcho, ele fez 55 jogos, oito gols e deu cinco assistências.