Real Madrid e Barcelona se enfrentam neste sábado (26), às 16h (de Brasília), no Santiago Bernabéu, casa da equipe Merengue. As equipes disputam a liderança da LaLiga, em jogo válido pela 11ª rodada da competição.
A equipe de analistas da Mediacoach, plataforma de estatísticas avançadas da LaLiga, examinou o desempenho das duas equipes, destacando os fatores que podem fazer a diferença no El Clásico.
A plataforma coletou mais de 3,5 milhões de dados por partida.
Estatísticas do confronto
No quesito ofensivo, a principal diferença entre as equipes está na eficiência em converter chances em gols. O Barcelona tem a melhor taxa de conversão do torneio, precisando de apenas cinco finalizações para marcar um gol, enquanto o Real Madrid necessita de oito.
Essas estatísticas também se refletem no nível individual. Robert Lewandowski já marcou 12 gols, o dobro de Kylian Mbappé, mesmo tendo menos finalizações que o francês.
A precisão do polonês resulta em 30% de seus chutes se transformando em tentos, em comparação com os 14% de Mbappé.
Em relação a posse de bola, as equipes estão entre os três primeiros da LaLiga em porcentagem de posse, iniciativa de jogo, passes por posse e ritmo de circulação.
Parte defensiva
Na parte defensiva, a principal diferença entre as equipes é a capacidade de recuperar a bola rapidamente. Os merengues estão na oitava posição no ranking de ritmo de recuperação, enquanto o time catalão lidera, recuperando a bola próximo ao gol adversário de maneira mais eficiente.
O Barcelona é o time que sofre menos finalizações na competição. Em contraste, o Real Madrid é o time que mais bloqueia chutes, ocupando a primeira posição, enquanto o Barça está em 13º.
Gols no segundo tempo
Analisando os gols, o Real Madrid sofreu 6 dos 7 gols no segundo tempo, sendo o time com a maior porcentagem de gols sofridos na segunda etapa. No ataque, a equipe marcou 16 dos 21 gols no segundo tempo, sendo o segundo time que mais marcou nesse período.
O Barcelona começou perdendo em apenas 30% dos jogos e sempre venceu quando saiu na frente durante a partida.
Já o Real Madrid teve dificuldades em administrar suas vantagens, vencendo apenas seis dos oito jogos em que saiu à frente.
Qualidade individual
Mbappé é o líder em finalizações, enquanto Lewandowski é o primeiro em finalizações ao gol. Valverde se destaca na recuperação de bolas, e Rodrygo e Vinicius Jr. estão entre os melhores em passes no último terço.
Do lado do Barcelona, Raphinha é o jogador com mais ações de alto impacto, seguido por Lamine Yamal, o maior assistente da liga, com seis assistências e 10 participações em gols nesta temporada.
Raphinha também lidera em assistências para finalizações e é o terceiro maior cruzador da competição. Ele ocupa a terceira posição em finalizações e finalizações ao gol, tendo participado diretamente de 9 gols (marcando cinco e dando assistência em quatro).
LaLiga
O Barcelona lidera o campeonato com 27 pontos, enquanto o Real Madrid vem logo em seguida, com 24. A equipe comandada por Ancelotti vem de três vitórias consecutivas, a última pela Champions League, onde venceu o Borussia Dortmund de virada por 5 a 2, com hat-trick de Vinícius Jr.
O Barça chega para o clássico depois de ser derrotado pelo Bayern de Munique, também pela Champions League. Na LaLiga, o time catalão tem quatro vitórias seguidas, e vai à casa do rival com objetivo de se manter no topo da tabela.