O Criciúma encara o São Paulo no próximo sábado (26), no Heriberto Hülse, tentando somar pontos para se afastar cada vez mais da zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro.
Depois de 10 anos sem disputar e elite da competição – a última vez havia sido em 2014 – o clube vem fazendo bonito dentro e fora das quatro linhas, com investimentos baixos e uma das menores folhas salariais da Série A, estimada em R$ 4 milhões.
Com 35 pontos e na 12ª posição, o clube está perto de atingir a marca de 200 mil pessoas presentes em jogos em casa na temporada, com uma média de mais de 14 mil por partida – atinge quase a totalidade do estádio, com capacidade para 19 mil. São 199.556 até então, de acordo com dados do Transfermarkt.
Além disso, de acordo com dados dos borderôs da CBF, o Criciúma é primeiro clube que mais coloca sócios-torcedores dentro de seu estádio, com 88,3% do total. É seguido por Vitória (81,8%), Athletico-PR (78,6%), Corinthians (67,4%) e Bahia (64%). A média de público este ano na competição é superior a 13 mil.
“Essa assiduidade dos sócios é importante para explicar algumas questões sobre a presença dos torcedores no estádios, e com base nestes dados, podemos entender a importância do programa de sócios para o Criciúma. São números que vão além da geração de uma nova receita, mas exemplificam a importância de experiências e engajamento de clientes para manter as arquibancadas cheias”, comenta Alexandre Vasconcellos, Country Manager da Flashscore, empresa especializada em dados e estatísticas no futebol.
Iniciativa Sustentável
Um dos projetos colocados em prática pelo clube nos duelos em casa pelo Brasileirão une o apoio dos torcedores junto à sustentabilidade: é o Recicla Junto, iniciativa que realiza o recolhimento do lixo produzido nas arquibancadas e arredores do Heriberto Hülse, e posteriormente o destina ao processo de reciclagem. Neste ano, somente em partidas pelo Brasileirão, a Recicla Junto já recolheu mais de 10 toneladas de resíduos. Já no total, são mais de 400 toneladas arrecadadas neste período.
“A torcida carvoeira é apaixonada e muito engajada com o clube. O Criciúma está na série A e a torcida faz bonito no Heriberto Hülse, com os sócios comparecendo em peso para apoiar o tigre. E nós, que estamos com o Recicla Junto presente no estádio desde 2019, acompanhamos de perto a festa da torcida. E além de comprometida com o clube, a torcida tem feito a sua parte na sustentabilidade, participando do recolhimento dos resíduos em todas as partidas desse ano”, destaca Augusto Freitas, CEO da Cristalcopo e idealizador do Recicla Junto.
Em maio, uma ação especial passou a ser realizada pelo clube catarinense: sacos plásticos passaram a ser distribuídos nos portões de entrada do estádio para estimular a participação dos torcedores no processo. Desde então, mais de dez toneladas de lixo recolhidas em partidas da equipe já foram recicladas.
Atualmente, o Criciúma chegou a marca de 18 mil sócios e viu um aumento superior a 400% desde o ano em que disputou a Série C, em 2020. Naquela ocasião, em plena pandemia, eram apenas 3.715 associados. Já em 2022, com o acesso à Série B e a covid-19 no fim, o número chegou a 9.385 torcedores.