O Bayer Leverkusen está cogitando a possibilidade de perder Xabi Alonso na próxima temporada e já trabalha com nomes para um substituto. A informação é da emissora de televisão Sky Sports da Alemanha, que afirma que o treinador espanhol está perto do Real Madrid ou do Manchester City.
Os principais nomes cotados para a vaga na equipe alemã são Sebastian Hoeness, do Stuttgart-ALE, e Sandro Wagner, auxiliar de Julian Nagelsmann na seleção da Alemanha.
Xabi tem contrato até 2026, mas, ainda segundo o canal de TV, o clube acredita que será difícil segurar o profissional de novo se um grande clube fizer alguma proposta. Por enquanto, o Liverpool está descartado como novo destino do técnico.
Futuro de Xabi
Apesar de a imprensa alemã noticiar o interesse dos dois clubes, a situação está incerta. No Real Madrid, Carlo Ancelotti tem contrato até 30 de junho de 2026, o que exigiria um acordo com o italiano.
Do lado do Manchester City, o vínculo de Guardiola é até 30 de junho de 2025, e o treinador não confirmou se pretende continuar. No entanto, a equipe está passando por um julgamento por acusações de quebra do fairplay financeiro entre 2009 e 2018, o que pode resultar em duras penas e sansões ao clube.
Desempenho no Leverkusen e sondagens
Alonso fez história na última temporada ao levar o Leverkusen ao primeiro título da Bundesliga com uma campanha impecável. O clube também foi vice-campeão da Europa League, quando perdeu a final para a Atalanta.
Esta não é a primeira vez que Xabi é sondado por gigantes da Europa. No início do ano, o ótimo desempenho colocou o jovem técnico de 42 anos na mira de outros times, como Bayern de Munique e Liverpool, seu ex-clube, mas Alonso decidiu continuar no Leverkusen por mais uma temporada.