O governador Tarcísio de Freitas participou nesta sexta-feira (18) na capital, da cerimônia de formatura de 595 sargentos da Polícia Militar que concluíram o Curso Superior Tecnólogo de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública. A capacitação dos militares, conhecida como curso de aperfeiçoamento, reforça o comando em unidades especializadas na capital, Região Metropolitana e interior.
“Um dia de formatura é sempre um dia de celebração. Então, hoje me dirijo aos vocacionados. Estamos enfrentando um crime organizado cada vez mais sofisticado, mas a polícia está cada vez mais preparada e aperfeiçoada. A polícia, que está sendo implacável contra o crime, está repleta de heróis”, afirmou Tarcísio.
“Então, não tenham dúvida de que estamos preparados para garantir a segurança de 44 milhões de brasileiros que vivem no território de São Paulo. Estamos prontos para assegurar que este estado continue sendo a locomotiva do país”, afirmou o governador.
A cerimônia teve a presença também do secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, de autoridades públicas e militares, parlamentares, representantes da sociedade civil e familiares dos militares formandos. Na turma que alcançou a nova patente, 113 são mulheres. Ao todo, houve 7,2 mil inscrições para participação no processo de aperfeiçoamento da PM, que teve uma duração de nove meses.
Os militares formados vão complementar as unidades operacionais na capital paulista, região metropolitana e no interior, na prestação do serviço de segurança pública, e com informações e tecnologias disponíveis para a manutenção da ordem e paz social nas cidades paulistas.
A definição da distribuição dos novos sargentos é realizada pela Polícia Militar após estudos técnicos. Os sargentos atuarão em unidades especializadas como Policiamento de Choque, Trânsito, Rodoviário, Corpo de Bombeiros e de apoio como Estado Maior da PM, além da Coordenadoria Operacional, Corregedoria e áreas de inteligência da corporação.
“Esses homens e mulheres enfrentam o crime diariamente. A partir da formatura, esse combate vai se intensificar porque eu sei a qualidade de cada um dos senhores que estão nesse pátio perfilado. Tenham a certeza que faremos de tudo para cuidar de cada um de vocês”, destacou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.
A formação também possibilitou o remanejamento do efetivo de policiais que solicitaram movimentações anteriores. O curso também é requisito para promoções dentro da corporação.
O curso
Durante os meses do curso de Tecnólogo de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, são aplicadas matérias divididas por áreas de ensino, como transmissão de conhecimentos cognitivos, aquisição de habilidades e mudança comportamental. Além de promover a habilidade técnica, humana e conceitual para o exercício das funções de primeiro nível de comando de tropa.
A turma de formandos leva o nome do 2º sargento Wesley Carlos Turíbio, que morreu em maio deste ano. O policial vivia por meio de equipamentos de suporte à vida, desde que foi baleado em uma ocorrência de roubo a banco em julho de 2015. A família do sargento foi homenageada durante a cerimônia pelas autoridades.
Relacionado