Foi divulgada na tarde desta quinta-feira (17) a lista dos 25 finalistas do Golden Boy. O prêmio foi criado pelo jornal italiano Tuttosport e é dado aos melhores jogadores sub-21 que atuam na Europa. Os brasileiros Endrick, do Real Madrid, e Savinho, do Manchester City, concorrem ao troféu. O espanhol Lamine Yamal, porém, é apontado como um dos favoritos. O vencedor vai ser anunciado no dia 4 de dezembro.
Endrick entrou na lista pelo chamado “Wild Card”, que representa um jogador “convidado”. Primeiro o jornal divulga 20 atletas indicados ao prêmio – onde Savinho aparece – e depois uma segunda lista com mais cinco jovens, os Wild Cards, na qual está Endrick. No ano passado, por exemplo, Yamal era um desses nomes. Isso não impede o jogador do Real Madrid de levar o prêmio.
Em junho, o Tuttosport havia divulgado uma lista com 100 indicados ao prêmio. Essa primeira versão tinha quatro brasileiros. Além de Endrick e Savinho também estavam na disputa Vitor Roque, que na época estava no Barcelona, mas foi emprestado ao Real Bétis, e Ângelo, que no momento da indicação estava no Strasbourg, mas logo depois foi para o futebol árabe e atua pelo Al-Nassr.
O atual campeão do troféu é colega de equipe de Endrick no Real Madrid, o meio campista Jude Bellingham, que levou o prêmio em 2023. Desde a criação do Golden Boy, em 2003, apenas dois brasileiros já conseguiram vencer. E isso aconteceu em dois anos consecutivos. Primeiro em 2008, com Anderson, que jogava no Manchester City, e no ano seguinte quando Alexandre Pato, que atuava no Milan, e levou o troféu.
Para definir o vencedor, o jornal italiano tem feito uma parceria com a Football Benchmark, empresa que fornece dados e análises no esporte. A partir disso, é elaborado um ranking, analisado mensalmente, para avaliar o desempenho dos jogadores. Para a conquista do prêmio é levado em consideração o ranking e também a opinião de jornalistas esportivos.
VEJA OS INDICADOS:
- Lamine Yamal (Espanha, Barcelona)
- João Neves (Portugal, Benfica)
- Warren Zaire-Emery (França, PSG)
- Alejandro Garnacho (Argentina, Manchester United)
- Pau Cubarsi (Espanha, Barcelona)
- Savinho (Brasil, Manchester City)
- Rico Lewis (Inglaterra, Manchester City)
- Aleksandar Pavlovic (Alemanha, Bayern de Munique)
- Kobbie Mainoo (Inglaterra, Manchester United)
- Jorrell Hato (Holanda, Ajax)
- Leny Yoro (França, Lille)
- Jamie Bynoe-Gittens (Inglaterra, Borussia Dortmund)
- Kenan Yildiz (Turquia, Juventus)
- Cristhian Mosquera (Espanha, Valencia)
- Adam Wharton (Inglaterra, Crystal Palace)
- Arda Güler (Turquia, Real Madrid)
- Mathys Tel (França, Bayern de Munique)
- Désiré Doué (França, Rennes)
- Oscar Gloukh (Israel, RB Salzburg)
- Samu Omorodion (Espanha, Porto)
- Wilson Odobert (França, Burnley) – Wild Card
- Andreas Schjelderup (Noruega, Nordsjaelland) – Wild Card
- Endrick (Brasil, Real Madrid) – Wild Card
- Eliesse Ben Seghir (Marrocos, Monaco) – Wild Card
- Samuel Mbangula (Bélgica, Juventus) – Wild Card