A apresentação de Ramon Dino nas prévias do Mr. Olympia foi bastante criticada por conta da transpiração do brasileiro no palco. O suor excessivo acabou “derretendo” a tinta utilizada no corpo, o que prejudicou a performance e a classificação do atleta.
Nas redes sociais, muitos usuários e influenciadores colocaram a responsabilidade em Chris Aceto, treinador de Ramon, e fizeram críticas ao coach, alguns internautas disseram que Aceto errou na finalização do atleta.
O influenciador Renato Cariani, envolvido em investigação da Polícia Federal sobre tráfico de drogas, foi um dos que fez reclamações sobre o trabalho do coach e recebeu resposta direta de Aceto.
Renato Cariani x Chris Aceto
“O Ramon tem que trocar de preparador e de treinador. Ele tem que sair do Faixa Preta e do Chris Aceto. Não porque os dois assinaram atestado de incompetência, não. Quando uma equipe perde o campeonato, ela troca o técnico para virem novas ideias”, afirmou em entrevista ao Flow Podcast.
“Eu falo para mudar do Chris Aceto, porque, desde que o Ramon se tornou profissional, em 2021, ele está com o Chris. Está na hora de trocar. De repente um outro treinador que tenha um trabalho mais forte em off season, que não é o forte do Chris, ele é bom no pré-contest”, completou.
Off season é o nome dado à época da preparação em que o atleta tem como principal objetivo ganhar massa magra, aumentar o volume dos músculos e crescer, o que deixa o corpo com menos definição.
Cariani ainda reforçou a importância de um off season “consistente” para melhorar alguns grupos musculares: “Melhorar peitorais, diminuir o antebraço, precisa distribuir peso, o Ramon tem um antebraço enorme que está pesando, […] então acho que ele precisa sair do Chris”
Em outra live no Youtube, Cariani ainda questionou as estratégias de Aceto.
“Tem coisas no Cris ocm as quais eu não concordo muito. Por exemplo, ele sacrifica muito na dieta, depois vai dar um hambúrguer para o cara [Ramon]. Eu prefiro não sacrificar tanto na dieta e fazer um dia de carbo [carboidrato] mais alto, limpo. Arroz em vez de dar hambúrguer, batata frita e queijo, certo”
Resposta de Aceto
Chris Aceto, em uma live no Youtube, rebateu diretamente as críticas de Cariani.
” Ele quer falar m* de mim, mas de uma forma suave, porque se o Ramon voltar e dominar os shows, ele vai parecer um idiota, então ele está se precavendo”, afirmou Chris.
“Talvez os métodos são tão fora da caixa, e você pensa dentro da caixa, com certeza. Acabei de dar meu currículo com brasileiros para você, para que você possa enfiar no, você sabe, onde quiser enfiar”, disse.
“Peço que os brasileiros vão até ele amanhã, ele pode usar o seu pequeno podcast de 8 milhões de seguidores para dizer como ele prepararia o Ramon para o próximo show”, completou.
Quem é Chris Aceto?
Chris aceto é coach de fisiculturismo há 30 anos. O norte-americano é um dos grandes nomes do esporte mundial e participou dos trabalhos de grandes atletas, como o de Jay Cutler, tetracampeão do Mr. Olympia, e Shawn Rhoden, campeão do torneio em 2018.
Acima, foto de Chris Aceto ao lado de Jay Cutler, um dos principais nomes da história do fisiculturismo.
Ele também tem atletas brasileiros, como Eduardo Correa, que chegou a ser 2º colocado na 212 do Olympia em 2014, melhor posição do país na categoria, além de trabalhar com Ramon Dino e com o Rafael Brandão, que ficou em 8º lugar na Open.
William Martins e Sergio Oliva Jr. são outros exemplos de atletas do Brasil no currículo de Chris. Como treinador, ele já “conquistou” também Arnold Classic, Europa Pro e a grande parte dos grandes campeonatos de fisiculturismo do mundo.
Segundo o próprio site do treinador, foram 107 títulos em campeonatos profissionais de fisiculturismo da IFBB (Federação Internacional de Bodybuilding) com 41 atletas.
Aceto começou nos palcos como fisiculturista aos 15 anos de idade. Como coach, passou a ter contato quando se juntou Bob Gruskin, treinador respeitado e lendário no fisiculturismo.
A carreira como nutricionista cresceu quando recebeu um convite da Gold’s Gym, uma das academias mais famosas do mundo, para preparar alguns atletas. Em troca, ele ganhou um escritório no local.
Ele tem dois livros publicados. Um chamado “Campeonato de Fisiculturismo”, que ele descreve como “um guia abrangente e fácil de entender para o homem ou a mulher que quer construir um ótimo corpo ou para fisiculturistas”, com cronogramas de treinamento. O outro se chama “Tudo o que você precisa saber sobre perder gordura”.
Apresentação de Ramon Dino
Ramon Dino, vice-campeão do Mr. Olympia do ano passado e considerado um dos principais rivais do multicampeão Cbum, não teve um bom resultado logo nas prévias do torneio neste ano, em que ficou fora do top 3.
Durante as apresentações, o brasileiro transpirou bastante, e a tinta derreteu, o que prejudicou a performance de Ramon. O resultado foi uma grande surpresa. Ainda que o desempenho nas finais tenha sido melhor, não foi o suficiente para o brasileiro recuperar posições.
O suor excessivo foi o principal motivo de polêmica nas redes sociais. Atletas, influenciadores e fãs de fisiculturismo disseram que houve um erro na finalização da preparação, pois é incomum um atleta transpirar com tanta intensidade no palco. Ramon não se manifestou sobre o treinador até o momento.