Ferreira, atacante do São Paulo, é o maior driblador do mundo fora da elite europeia e o segundo mais bem sucedido na estatística no futebol. Segundo levantamento do CIES Football Observatory, o atleta lidera ranking mundial do atributo entre as ligas fora do “top-5″ europeu — Espanha, Inglaterra, Itália, França e Alemanha.
Considerando a elite do futebol europeu, Ferreira também está bem colocado na lista e é o segundo maior driblador do mundo. Ele perde apenas para Mohammed Kudus, atacante do West Ham-ING, que acumula 92,6 na pontuação do centro de estudos. O jogador do São Paulo somou 90,2 pontos.
O índice da pesquisa é calculado em uma escala de 100, a partir da frequência de dribles bem-sucedidos alcançados pelos jogadores, corrigido pela taxa de sucesso. Os dados utilizados são da plataforma de estatísticas Wyscout.
Um drible é considerado bem sucedido quando a equipe do jogador que o tentou mantém a posse, aproximando-se do gol adversário ou quando o driblador sofre falta. Os dados são de jogos do campeonato nacional da atual temporada. Apenas atletas que jogaram pelo menos 360 minutos foram incluídos.
Além de Ferreira, outros jogadores do futebol brasileiro estão bem colocados. Soteldo (Grêmio), Cuello (Athletico), Wesley (Internacional) eEstêvão (Palmeiras) aparecem nas 10 primeiras posições entre times que não fazem parte do top-5 europeu.
Maiores dribladores fora do top-5 europeu
- Ferreira (São Paulo) – 90,2
- Taha Ali (Malmo-SUE) – 88
- Soteldo (Grêmio) – 87,7
- Cuello (Athletico) – 87,2
- Danilo Gomes (Albirex Niigata-JAP) – 86,9
Maiores dribladores do top-5 europeu
- Mohammed Kudus (West Ham-ING) – 92,6
- Ndiaye (Everton-ING) – 87,3
- Nuno Tavares (Lazio-ITA) – 86,8
- Khvicha Kvaratskhelia (Napoli-ITA) – 86,5
- Chidera Ejuke (Sevilla-ESP) – 86,4
Ferreira volta ao São Paulo
Lesionado desde agosto, Ferreira pode retornar ao São Paulo nesta quarta-feira (16), contra o Vasco. A Itatiaia soube que o atacante tem treinado sem restrições e cabe ao técnico Luis Zubeldía escolher se levará o atacante para a partida. A decisão deve acontecer até o fim desta terça (15).