O New York Liberty se recuperou de uma derrota impressionante no Jogo 1 das finais da WNBA, segurando uma reação tardia do Minnesota Lynx para vencer por 80 a 66 e empatar a série em 1 a 1 no domingo (13).
Como foi a partida
Buscando o primeiro título da franquia, a Liberty, primeira colocada, foi liderada pela duas vezes MVP Breanna Stewart, com 21 pontos, oito rebotes, cinco assistências e um recorde de sete roubos de bola em um único jogo nas finais da WNBA, enquanto a atacante Betnijah Laney-Hamilton acrescentou 20 pontos, o recorde da temporada.
Sabrina Ionescu, que teve dificuldades em campo no Jogo 1, começou bem no domingo, marcando 12 pontos em 5 de 7 arremessos para levar o Liberty a uma liderança de 31-21 após o primeiro quarto. Ela terminou com 15 pontos, cinco assistências, quatro rebotes e dois roubos de bola.
Apesar dos esforços de Minnesota para diminuir a diferença – chegando a seis pontos após uma cesta de três pontos de Natisha Hiedeman com 7:16 restantes no segundo – o Liberty respondeu com uma corrida de 10-0 para fortalecer seu domínio do jogo.
O Liberty liderou por até 17, antes de entrar no intervalo com uma vantagem de 49-39.
O Lynx continuou a lutar no segundo tempo, com a atacante Alanna Smith dando início a uma recuperação no terceiro quarto, que cortou o déficit para quatro pontos. Mas Stewart marcou quatro pontos e conseguiu um bloqueio enorme para fechar o terceiro para ajudar o Liberty a segurar a investida de Minnesota.
O Lynx entrou no quarto período buscando o protagonismo no final do jogo, liderado pela heroína do Jogo 1, Courtney Williams, e pela jogadora defensiva do ano da WNBA de 2024, Napheesa Collier, reduzindo a vantagem para 66-64 com 5:36 restantes no jogo.
No entanto, Nova York acabou com as esperanças de recuperação de Minnesota, encerrando o jogo com uma sequência de 14 a 2 para garantir a vitória diante de um público recorde de 18.040 pessoas no Barclays Center.