Lenda do futebol mexicano e, atualmente, político do país, Cuauhtémoc Blanco foi denunciado por tentativa de estupro contra sua meia-irmã, noticiou o jornal local “El Financiero”.
A denúncia foi apresentada há uma semana na Procuradoria-Geral da República do Estado de Morelos, onde Blanco chegou a ser governador entre 2018 e 2022. Atualmente, ele é deputado federal.
Segundo o jornal, a suposta vítima, identificada como Blanca Fabiola “N”, além de ser meia irmã de Blanco, também ocupou cargo na Secretaria de Desenvolvimento e Trabalho durante o governo dele em Morelos.
Casos teriam ocorrido na Residência Oficial
De acordo com as fontes, Blanca Fabiola acusa Blanco de pressioná-la a ter relações e que ele teria, incluindo, ameaçado destituí-la do cargo. Os fatos relatados, aponta ela, ocorreram no interior da Residência Oficial.
A denúncia está no Ministério Público Estadual de Morelos, mas a investigação ainda não andou. Blanco tem imunidade parlamentar por conta de seu cargo como deputado.
Blanco tem outras pendências na Justiça
O “El Financiero” ainda aponta que Cuauhtémoc Blanco tem outras pendências na Justiça mexicana, entre elas por supostamente ocultar a origem, propriedade e destino de recursos milionários junto com dois familiares e outros trabalhadores.
Além disso, a Auditoria Superior da Federação também investiga Blanco por não ter declarado, durante sua gestão, o uso de mais de 3 bilhões de pesos em dinheiro público.
Carreira de Cuauhtémoc Blanco como jogador
Hoje com 51 anos, Blanco se aposentou em abril de 2015, aos 42 anos, pelo América-MEX. Como centroavante, ele fez 785 partidas oficiais, marcando 261 gols.
Ele é o terceiro maior artilheiro da história da Seleção Mexicano, tendo marcado 39 gols em 122 partidas. Ele disputou — e balançou as redes — as Copas do Mundo de 1998, 2002 e 2010.